Os dois grupos de OASE de Lajeado – OASE Centro e OASE Gustavo Adolfo – encontraram-se, neste mês de agosto, sob o tema “A dança litúrgica como possibilidade de expressão da fé”. O encontro contou com a assessoria da Diácona Telma Meirinha Kramer da Paróquia de Conventos/RS.
Através de referências bíblicas, a Diácona Telma demonstrou que, especialmente entre o povo israelita (Antigo Testamento), a dança se mostrava como uma possibilidade de comunicar-se com Deus manifestando alegria, confiança, gratidão, clamores e indignação diante de situações de injustiça; a dança possibilitava expressar a fé no Deus libertador, promotor e mantenedor da vida através do envolvimento de todo o corpo! A dança litúrgica acontecia como expressão pessoal ou coletiva de fé. No Novo Testamento há poucas referências à prática da dança litúrgica; ela foi caindo em desuso devido a abusos (orgias) que aconteciam em cultos não cristãos, dentro da sociedade greco-romana na qual estavam inseridas as primeiras comunidades-cristãs, para evitar qualquer associação com estes cultos/deuses.
Segundo a Diácona Telma, a dança litúrgica – uma seqüência de gestos/movimentos coordenados – não pode ser apresentada como um “show” ou um “enfeite” no culto. Ela precisa estar INTEGRADA ao todo do culto. As canções escolhidas no culto estão relacionadas à palavra de Deus proclamada na pregação e nos sacramentos. Os movimentos do corpo, por sua vez, especialmente a dança litúrgica apresentada por um grupo ou realizada em conjunto pela comunidade com a coordenação de um grupo, auxiliam para que o conteúdo das canções se torne ainda mais compreensível. Através da dança litúrgica o momento litúrgico em questão é comunicado/vivenciado com maior eficácia/clareza!
Os grupos da OASE Centro e OASE Gustavo Adolfo puderam vivenciar várias danças litúrgicas. No diálogo entre a assessora e os grupos houve partilha de experiências. O grupo da OASE Centro compartilhou um pouco da sua própria experiência com dança litúrgica. A Diácona Telma desafiou os grupos a retomar o recurso da dança litúrgica nos cultos da Comunidade! Após a conversa e as vivências, partilhamos um gostoso chá com comes!
Texto e fotos: Pa. Scheila dos Santos Dreher