|

De 21 à 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

O Sínodo Nordeste Gaúcho motiva às suas paróquias, comunidades e instituições, de sua abrangência, para utilizarem o material produzido pela IECLB.
Nele incluem como subsídios para reflexão: experiências de vida, seja no trabalho, na comunidade de fé e em instituições, compartilhadas por pessoas de todo o Brasil.
Também no caderno há uma liturgia especial de Culto Eucarístico preparada para a celebração do tema nas comunidades.

Confira a versão online do Caderno de Subsídios 2009 elaborado pela Secretaria de Ação Comunitaria da IECLB – Programa Diaconia Inclusão. Este mesmo caderno também foi impresso e enviado às comunidades.

Abaixo ainda compartilhamos páginas interessantes encontradas na internet sobre a temática e que podem ajudar e orientar as famílias, as comunidades e as instituições a se tornarem mais acolhedoras, responsáveis e humanas com relação a Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Sites de informação, artigos, vídeos:
Bengala Legal – Página pessoal produzida por Marco Antonio de Queiroz: diabético, cego, transplatado renal e do pâncreas.
(http://www.bengalalegal.com)

Revista Sentidos – Blog (http://blogsentidos.blogspot.com/)

Dor e delícia – blog de Káthia Fonseca
http://katiadoredelicia.blogspot.com/

Apoio, Direitos, Trabalho, Esporte:
IBDD – Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (http://www.ibdd.org.br/)

Deficiente Online – (http://www.deficiente.com/)

Programas para computador:
BROWSEALOUD – lê páginas da Web em voz alta para pessoas que encontram dificuldade em ler conteúdo on-line.
(http://www.browsealoud.com/page.asp?pg_id=80035&tile=Brasil)

DOSVOX – O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.
(http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/)

VIRTUAL VISION – Leitor de telas nacional fabricado pela Micropower. Portadores de deficiência podem obtê-lo gratuitamente em bancos como o Bradesco, Itaú e Real. (http://www.micropower.com.br/)