|

A Teologia de Martinho Lutero e a Missão da Igreja para o século XXI: este foi o tema do 1º Seminário sobre Martinho Lutero que aconteceu nos dias 14 e 15/08 no Centro de Formação Martim Lutero em Vitória, com a presença do Dr. Ricardo Rieth, professor da Escola Superior de Teologia (IECLB) em São Leopoldo, e da ULBRA (IELB) em Canoas, no Rio Grande do Sul. Ricardo Rieth também é membro da Comissão Editorial das Obras de Lutero (CEOL) e do Comitê Científico do Congresso Internacional de Pesquisa sobre Lutero.

No dia 14/08 o Seminário esteve voltado para obreiros/as e estudantes de teologia, e no dia 15/08 para lideranças comunitárias. O seminário lembrou o movimento da Reforma como evento literário, pois na época 1/3 de todas as publicações em língua alemã eram de autoria de Lutero, e já os outros 2/3 eram basicamente sobre Lutero, de autoria de inimigos ou admiradores. Lutero teve destaque também na tradução da Bíblia para o alemão, primeiramente com o Novo Testamento, traduzido do grego durante 11 meses, e depois o Antigo Testamento, traduzido em partes do Hebraico, ficando toda a tradução pronta em 1534, sendo que até o ano de sua morte, 1546, foram feitas 420 edições da Bíblia em alemão, com cerca de 500 mil exemplares impressos.

Lutero teve tanto destaque porque mudou o jeito das pessoas pensarem sobre Deus. O seu grande conhecimento da Bíblia fez com que ele descobrisse que Deus faz tudo por sua palavra em um processo de salvação. O ser humano é culpado e condenável e Deus o justifica e é redentor. Essa ação de Deus de justificar a pessoa pecadora era o tema central de Lutero em seu jeito de falar sobre Deus.

Assim, o que Lutero pregou sobre o jeito de Deus se relacionar com os seres humanos acaba influenciando no nosso jeito de ser sociedade, pois ele ensina que precisamos nos preocupar com a boa educação, com uma economia solidária e uma política justa, temas relevantes para nossa atualidade.

Texto e foto: P. Edivaldo Binow