|

Com a realização do 14º Encontro das Famílias do Projeto Terra Sem Males da Comissão Pastoral da Terra de Rondônia, nos dias 17 a 20 de agosto de 2009 em Ministro Andreazza, aproveitou-se o momento para convidar um representante da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e do Centro de Apoio ao Pequeno agricultor (CAPA). Quem esteve conosco é o Jaime Weber, agrônomo e coordenador do CAPA da região de santa Cruz do Sul (RS).

Como o Sínodo da Amazônia já vinha estabelecendo um diálogo há muito tempo com a FLD e o CAPA, aproveitou-se o momento para mostrar que não somos iniciantes na produção e no trabalho agroecológico no estado de Rondônia. A participação do Jaime em tempo integral no nosso encontro foi de suma importância para o futuro da agroecologia no Estado e no Sínodo da Amazônia. Com a experiência de 30 anos do CAPA, e a iniciativa de 6 anos do Projeto Terra Sem Males chegou-se a conclusão que temos muito a aprender um do outro e que podemos estabelecer parcerias mais profundas e concretas tanto com o CAPA como com a Fundação Luterana de Diaconia.

No momento do retorno do encontro eu e o Jaime conversamos muito ele me disse que “não esperava encontrar o que encontrou”, explicando: não esperava encontrar tanta riqueza em práticas em experiências e vivencias agroecológicas no Terra Sem Males.

Não precisamos de mais palavras para expressar nossa alegria com a presença destas entidades de renome na IECLB. Nos sentimos orgulhosos com o comentário do Jaime e agora precisamos arregaçar as mangas e colocar ao mãos a obra para estabelecer parceria com o Projeto Terra Sem Males e juntos construirmos uma agricultura mais saudável em Rondônia e sermos uma Terra onde não haja mais males.

Diaconisa e agrônoma Roseli Maria Klauck Magedanz