|


Muitas pessoas acreditam que a paz está no interior do ser humano. No entanto, a história tem mostrado que só buscando no interior não se chega a uma paz verdadeira.

Hoje os grupos mais avançados entendem que a paz é uma construção coletiva. Entendem, também, que paz não é ausência de conflitos, mas resolução não-violenta deles.

Desta forma, as Igrejas cristãs sérias envolvem-se com os movimentos pela paz, buscando no diálogo, nos Direitos Humanos e nas práticas coletivas a construção da paz.

Na nossa Paróquia, a construção da paz é realizada pelas atividades do Centro Social Heliodor Hesse, do Centro Comunitário Casa Mateus e na participação no Fórum Andreense de Direitos Humanos e Cultura de Paz. Nas últimas semanas a Prefeitura Municipal de Santo André, através do Departamento de Humanidades se aliou a estes movimentos. Quer-se mudar a imagem de Santo André na mídia, onde só aparece por mortes e acidentes.

Dois símbolos desta construção coletiva são:

1) o poste da paz – que tem nos seus quatro lados a frase “QUE A PAZ PREVALEÇA NA TERRA” escrita em quatro línguas diferentes.

2) a Wiphala – bandeira de origem andina, que representa a paz não só na cor branca, mas nas cores do arco-íris distribuídas de forma harmônica e equânime.