“Não temas! Crê somente!”
(Mc 5.36)
A palavra bíblica nos convida e nos pede para confiarmos. Instiga-nos à fé! Desafia-nos a lançarmos fora o medo!
Essa palavra fora dita por Jesus a Jairo, o pai desesperado que vem a Jesus, pedir que Ele socorra sua vida que está diante da morte. Jairo era um chefe da sinagoga que arrisca sua reputação ao aproximar-se desesperadamente de Jesus. Jairo espera contra toda esperança. Nem sabe se Jesus o ouvirá, se atenderá seu pedido. Ainda assim, ele vai ao encontro daquele de quem, quem sabe, tinha ouvido falar e lança-se a seus pés. Quem de nós não se identificaria com Jairo?
O que faz Jesus diante da dor de Jairo? Jesus tem compaixão, ouve o relato aflito daquele pai e segue ao lado de Jairo até sua casa. Jesus é solidário com a dor de Jairo, percebe o desespero desse homem, anima-o durante a caminhada, especialmente após ouvir a notícia que Jairo não queria ouvir jamais: a morte da filha. Ouvir a notícia da morte de uma pessoa querida nos aniquila e demonstra nossa total fragilidade e nulidade diante da morte.
E o que Jesus faz novamente? Ele reverte esse quadro. Ele desafia Jairo a confiar, a não temer, a esperar o socorro que vem de Deus. A partir de Jesus, a morte não tem mais a última palavra. Ela continua, sim, a última inimiga a ser vencida. Mas Jesus arrancou da morte seu poder através de sua morte e ressurreição. O que quer que venha com a morte, Jesus já experimentou antes de nós e a venceu. A partir de Jesus, sabemos que a morte não nos lança para qualquer lugar ou para lugar nenhum. Quer vivamos, quer morramos, estamos nas mãos de Deus. A morte não nos lança ao nada, mas aos braços amorosos de Deus, como bem dizia o apóstolo Paulo, lembrando que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte e nem a vida (Rm 8.38ss).
Nós, pessoas cristãs, agarramo-nos a promessa da ressurreição. Assim como Jairo, que também nós tenhamos a coragem de nos lançarmos aos pés de Cristo, e contar-lhe nossa dor e nosso sofrimento, confiantes que Jesus vai ao nosso lado nos pedaços difíceis do caminho de nossa vida. Jesus não nos abandona em meio aos sofrimentos. Ele nos ouve, toma em seus braços e ali nos consola e anima. E podemos ter a certeza que também nossa pessoa querida falecida não está jogada à própria sorte ou abandonada, mas está nos braços de Deus.
Às pessoas enlutadas e a todos nós, cabe a palavra de Jesus: “Não temas! Crê somente!” Tenha a certeza que estamos nas mãos de Deus e que ali Ele sempre nos guardará. Tenha a certeza que Ele te guia, ainda que, como canta a música, “nada sinta do teu poder, que a luz da tua face não possa ver, eu sei que tu me guias, meu Bom Pastor”.
Que nas mãos de Deus, tu possas confiar e seguir o caminho de tua vida, sabendo-se acompanhada pelo Bom Pastor. Amém.
Pastora Ana Isa dos Reis – Ijuí – RS