|

Mesmo com toda a chuva que caiu na região serrana do Estado Espírito Santo durante a semana que antecedeu o dia da comemoração da Reforma e mesmo debaixo de muita chuva no dia do evento, aproximadamente duas mil pessoas se reuniram em Santa Maria de Jetibá no dia 31 de outubro de 2009 para mais uma edição do “Dia Luterano” da União Paroquial Santa Maria, no Sínodo Espírito Santo a Belém.

A partir das 8 horas da manhã já estava sendo servido o café da manhã. A celebração iniciou às 9 horas e se estendeu até o meio dia, encerrando com almoço. A equipe da alimentação trabalhou com bastante esforço e dinamismo para atender bem a todos que vieram participar.

Na parte celebrativa, lideranças das seis paróquias que compõem a União Paroquial Santa Maria (Santa Teresa, São Luís, São Sebastião, Unida, Aliança, Jequitibá e Santa Maria de Jetibá) participaram ativamente. Cada Paróquia assumiu uma das partes litúrgicas do culto, sempre enfocando a confessionalidade luterana e fazendo uso de muita simbologia cristã relacionada com cada uma das partes litúrgicas.

Todas as obreiras e todos os obreiros do Ministério Pastoral em atividade na União Paroquial, como também o Pastor Sinodal Osmar Lessing, participaram da celebração. A pregação baseou-se no hino mais conhecido de Lutero “Deus é castelo forte e bom”. Componentes de grupos de metais provenientes de várias comunidades formaram um grande coro, acompanhando os cânticos comunitários como também apresentando algumas peças musicais. Também os coralistas de vozes formaram um grande grupo e entoaram dois hinos. Além disso, o grupo de canto “Fala de Chão”, da Comunidade de Santa Maria de Jetibá, entoou vários cânticos de acolhida como também cantou no momento da celebração da Ceia do Senhor.

Apesar da chuva que deixou várias estradas do interior intransitáveis, esta foi uma das comemorações da Reforma com maior participação na União Paroquial Santa Maria.

Texto: P. Valdemar Gaede
Fotos: Jair Schulz