Na reunião do Conselho Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, realizada no dia 28 de novembro corrente, na cidade de Rio Negro, PR, estiveram reunidos 64 conselheiros para o última encontro do ano de 2009.
Na oportunidade, o P. Carlos Augusto Möller, Pastor 2º Vice Presidente da IECLB, apresentou as Linhas Mestras do Plano Operacional do PAMI, lembrando que o PAMI 2008/2012, a ação missionária da IECLB, em suas diferentes instâncias implica em: evangelizar, promover a comunhão, celebrar e servir, objetivos estes que serão alcançados mediante a realização de pelo menos três principais conjuntos de ações: formação, sustentabilidade e comunicação.
Uma análise de sensibilidade dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades é sugerida para alcançar estes objetivos no seu contexto. Para finalizar, lembrou que “O PAMI não é um documento, mas um processo de planejamento que procura articular e envolver todas as instâncias na sua elaboração e posterior execução, como fim de qualificar, ampliar e consolidar a missão da IECLB no mundo”. A palestra do P. Carlos está publicada na página de Recursos do PAMI.
Após a palestra do P. Carlos, os assuntos sinodais foram abordados pelo P. Sinodal, Manfredo Siegle e pelo Presidente do Conselho Sinodal, Sr. Elemer Kroeger, respectivamente, assuntos relacionados aos obreiros e participação do P. Sinodal nos eventos e extra-sinodais; e os assuntos administrativos do sínodo e relacionados às paróquias e comunidades. O Presidente do Conselho Sinodal lembrou da necessidade de apresentação de nomes para composição das chapas para eleições sinodais que deverão acontecer na próxima Assembléia Sinodal, a realizar-se em Joinville, SC, no próximo mês de maio, como também a indicação de nomes para os cargos eletivos da IECLB, para serem aprovados na Assembléia Sinodal.
O representante do Sínodo no Conselho da Igreja, Sr. Rolf Köhntopp e o Suplente, Sr. Ademar Gaedke, apresentaram a Proposta de Regulamentação da Subsistência Ministerial.
Ao final, o Presidente agradeceu à Paróquia Rio Negro/Mafra pela acolhida e a presença dos Conselheiros Sinodais.
Nivaldo Klein
Sínodo Norte Catarinense
Asses. Comunicação