|

Cuiabá, sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 (ALC) – A Assembleia Legislativa (AL) do Estado de Mato Grosso concedeu, nesta tarde, Menção Honrosa a militantes de entidades que atuam em defesa dos Direitos Humanos. A homenagem foi entregue pelo presidente da casa, deputado José Riva, e pelo presidente do Conselho Estadual de DH, Genilton Nogueira.

Entre os contemplados estão pessoas que atuam no movimento negro, em associações de quilombolas, em Conselho de Defesa das Crianças, em Conselhos Tutelares, em Centros de Defesa de Direitos Humanos e no Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso.
 
O pastor Teobaldo Witter, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Leda Witter, que atua no Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade, ambos em Cuiabá, e Shirley Weber, que atua no Conselho Tutelar do município de Sinop, interior do Estado, receberam a honraria.
 
Após a premiação, Genilton Nogueira dirigiu-se ao plenário pedindo a atenção dos parlamentares para projetos de lei que tramitam na AL visando a proteção de testemunhas e a punição dos que exploram trabalho escravo em propriedade rurais.
 
Para Witter, a menção honrosa é “mais uma etapa na luta pelos direitos humanos, como direito à vida e à liberdade, que foi construída a partir do movimento popular a partir de 1970, da Comissão Pastoral da Terra a partir de 1977, e de conquistas junto ao governo, como a criação do Ministério Público, da Defensoria Pública”, incentivadoras dos projetos que tramitam na AL.

Antonio Carlos Ribeiro
 Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação