|

Há poucas semanas, celebrávamos uma das principais festas da cristandade: o nascimento de Jesus. E como num piscar de olhos, estávamos envoltos pelo Ano Novo. Nossa vida é marcada por datas festivas. Momentos especiais para refletirmos, anunciarmos e testemunharmos. Momentos que devem nos levar a dizer que a vida vale a pena ser vivida ao lado de Deus. Mas, se não cuidarmos, vivemos nossos dias de ano em ano e sempre mais estaremos rodeados por pessoas que já não vêem mais sentido nela.

Neste contexto, as palavras de Moisés são especiais. Ele ora assim: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12).

Nossa vida é curta. Nossos dias passam rápidos. Existem metáforas que apontam para a brevidade da vida como sendo um sonho, um corredor veloz, uma neblina, uma rajada de fumaça, uma sombra, um gesto no ar, uma sentença escrita na areia, um pássaro que entra voando numa janela de uma casa e sai pela outra. Há quem disse que “tão curta como é a vida, nós a encurtamos mais ainda pelo desperdício descuidado do tempo”.

Enquanto somos crianças, contávamos cada dia e mês de vida. Na medida em que envelhecemos, isso cai por terra. Ao menos até hoje nunca ouvi alguém dizer que tivesse 60 anos e meio. Ao observar pessoas idosas contentes, eu aprendi que é mais o nosso foco do que os nossos sentimentos que determina o tipo de pessoa que somos.

2010 está aí. Mais um ano que recebemos como dádiva de Deus. Você já parou para pensar como irá gastar os 365 dias recebidos neste ano? Onde você está focalizado? Será que podemos deixar passar mais este ano para chegar no próximo natal e no próximo ano novo e se perguntar simplesmente pela mesma coisa sem termos feito nada?

A vida é curta demais para ser tratada sem preocupação. Por isso somos convidados a viver nossa vida louvando e adorando a Deus. Nele deve estar o fundamento da nossa vida. Somos criaturas de Deus, recebemos a vida de suas mãos e somos responsáveis perante nosso Criador por ela.

Faça desta oração de Moisés as suas palavras pedindo que Deus lhe ensine a contar os dias recebidos e assim terás um coração sábio que reconhece Cristo como Salvador. Não importa quantos dias Deus dará para viver, o que importa é que eles estejam focalizados em Cristo.

A propósito: quantos dias e quantas horas Deus já te concedeu até hoje? Pense nisso!!!

Pastor Charles Werlich – Pastor da IECLB na
Área Missionária Leste de Minas Gerais e
Extremo Sul da Bahia