Paulo Marcos Jahnke, 30 anos,
comemorou sua ordenação no
último sábado, 6, na Comunidade
Evangélica Sinodal do Quilombo.
Ele vai trabalhar na cidade de Vila Rica,
no norte de Mato Grosso,
por um período inicial de três anos.
A comunidade do Quilombo viu Paulo ser batizado, dar seus primeiros passos, ser confirmado e acompanhou sua escolha profissional. No sábado, 6, depois de oito anos de estudo e dedicação, ele foi motivo de orgulho ao receber sua ordenação como pastor da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) na Comunidade Evangélica Sinodal, da qual foi membro até 2008. Detalhe: ele foi o primeiro pastor candelariense ordenado naquela igreja.
A celebração foi presidida pelo pastor 1° vice-presidente da IECLB, pastor Homero Severo Pinto, de Porto Alegre. Os pastores assistentes foram o P. Elio Scheffler, de Cachoeira do Sul; e P. Rolf Droste, de São Leopoldo. Também estiveram presentes e auxiliaram na liturgia os pastores Bruno Ari Bublitz, vice-sinodal, de Restinga Seca; Cléo Moacir Martin, de Vale do Sol; Regene Lamb, de Cachoeira do Sul; e Liane Tehzy, de Candelária; centenas de amigos de Candelária, Feliz, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Vale Real, Vale do Sol e da Alemanha; sua esposa Merielle e demais familiares.
Em seu discurso, Paulo agradeceu o apoio da família, principalmente na época que iniciou os estudos na Faculdades EST, de São Leopoldo, em 2002. Ele lembrou que foram momentos difíceis e de muita saudade. Os agradecimentos foram estendidos a todas as pessoas e entidades que lhe ajudaram nestes anos de estudo.
TRAJETÓRIA
Paulo Marcos Jahnke começou a cursar Teologia em 2002. No primeiro semestre de 2005 fez estágio na Paróquia de Campo Mourão, no Paraná, ocasião em que reafirmou sua escolha pelo pastorado ma IECLB. Pouco depois, participou de intercâmbio na Faculdade de Teologia em Leipzig, na Alemanha, com bolsa de estudos da Obra Gustavo Adolfo (GAW), da Alemanha. Neste período, estagiou na Igreja Unida de Baden (Comunidade Evangélica de Rastatt), no sul da Alemanha. Além de estudar Teologia na região onde aconteceu a Reforma no século XVI, ele conta que conheceu os trabalhos da OGA, a rotina diária de uma família pastoral e a organização de uma comunidade. Passado um ano do intercâmbio, ele trancou a matrícula em São Leopoldo e ficou mais um ano na Alemanha, de agosto de 2006 a julho de 2007, a convite do professor doutor Karl-Christoph Epting, do qual foi seu assistente na Faculdade de Teologia.
Em janeiro de 2008 realizou um trabalho de férias na Paróquia de Cachoeira do Sul e de fevereiro a julho fez um trabalho de “assistência pastoral” na Paróquia de Feliz. Seus estudos na Faculdades EST foram concluídos em julho daquele ano.
PRÁTICA
Já no mês seguinte, em agosto, foi designado para o período prático de habilitação ao ministério (PPHM) na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Vila Pavão, no Espírito Santo. Seu primeiro campo de atividade ministerial será a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Vila Rica, no norte de Mato Grosso, na divisa com o Pará e o Tocantins. Ele assumirá os trabalhos no próximo dia 20 e terá como missão reunir um maior número de membros nesta comunidade de Vila Rica. Em entrevista à Folha, o pastor Paulo adiantou que a cidade tem 20 mil habitantes e que estava satisfeito com este projeto missionário. Sobre as viagens, disse que já esperava tais deslocamentos pelo fato de a igreja estar espalhada pelos diversos cantos do Brasil. Paulo Marcos Jahnke é filho de Celita Schroeder e Marco Jahnke. Tem quatro irmãs: Marilisa, Marilúcia, Marilene e Marfa. Em janeiro deste ano se casou com Merielle Koehller.
Fonte: Cláudia Priebe
Jornal Folha de Candelária – 12.02.2010
Homenagem da Família – mãe Celita, 4 irmãs, Pa. Liane e P. Homero
P. Homero durante PREGAÇÂO
Momento de preparação para ORDENAÇÂO
Momento da Ordenação ao Ministério Pastoral
Paulo após ter sido Pastor fez seu discurso
Sr. Ammon da Alemanha prestando homenagem