|

A participação dos membros da Comunidade de Santa Maria de Jetibá foi, mais uma vez, bastante significativa na celebração do Tríduo Pascal. Com o templo cheio, a Comunidade repetiu o que se faz na Igreja desde o século IV da era cristã: celebrar a Páscoa em três momentos diferentes, desde a 5ª feira da paixão até o domingo de páscoa.

Do primeiro momento do tríduo, na quinta-feira da paixão, fizeram parte a recordação da última ceia e o lava-pés.

Na sexta-feira ocorreu o “culto das trevas”, lembrando a morte de Cristo. Enquanto eram lidos os textos do evangelho de João a respeito da paixão e morte de Cristo, as velas do menorá foram apagadas uma a uma. Finalmente a igreja foi desnudada. Uma coroa de espinhos, um açoite e um manto vermelho foram colocados no altar coberto com um pano preto. Uma cruz coberta foi trazida em procissão e apresentada à comunidade.

Na madrugada do domingo da Páscoa tivemos a vigília pascal, dividida em quatro partes: liturgia da luz, da palavra, do batismo e da eucaristia.

Encerrada a celebração do tríduo, as pessoas participantes da vigília confraternizaram com uma café da manhã, com direito a ovos de páscoa cozidos e pintados.

Texto: P. Valdemar Gaede
Fotos: Miguel Potin e Jair Schulz

Veja mais informações sobre o Tempo de Paixão e Páscoa – 2010