A noite do dia 11 de Abril foi linda no templo da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santo Ângelo. O grupo JEDAI (Juventude Evangélica de Amor Incondicional), se reuniu em comunidade para celebrar o culto temático do “Tempo”. Este grupo tem uma característica especial, ele reúne jovens dos 20 aos 30 anos que gostam de conversar, refletir e cantar músicas cujo teor trata da vida, da fé, da justiça e do amor.
Tendo como base bíblica Eclesiastes 3.1-9, fomos questionados justamente no que se refere ao que estamos fazendo com o nosso tempo, com a questão dos valores e prioridades em nossas vidas. O templo estava com uma cara nova. Na entrada as pessoas recebiam relógios de pulso e eram conduzidas pelo “Túnel do Tempo”, uma passagem que simbolizava as várias fases da vida. Dentro do templo as pessoas se deparavam com vários relógios coloridos sob suas cabeças e pelo chão, abaixo de seus pés frases desafiadoras. As canções populares e religiosas traziam mensagens referentes ao nosso comportamento na realidade temporal que estamos vivendo, tendo boa receptividade não só dos jovens em si, mas igualmente das várias faixas etárias presentes na celebração. O ponto alto foi a encenação, que trazia à tona o “corre-corre” do dia-a-dia. O grupo dramatizou uma família sem tempo para “ser família”, que deixava os valores importantes de lado, como a atenção aos filhos, o respeito mútuo e o diálogo.
A noite foi marcada por um número expressivo de público, superando as expectativas do grupo. Sentimos que as pessoas aguardavam essa celebração, devido a ação diaconal do grupo JEDAI. Este culto sinalizou o encerramento da campanha de aquisição de materiais de higiene e limpeza, para o Lar de Idosas Suzana Wesley, em Santo Ângelo. O grupo JEDAI, articulou a campanha na comunidade, visitou o asilo e tomou conhecimento da realidade e das necessidades dessas mulheres idosas, as quais hoje, precisam de nosso apoio diaconal.
“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (João 15.12), os encontros de reflexão do JEDAI despertaram o grupo para a diaconia, para a liturgia e para o amor ao próximo.
Partilhamos a Ceia, cantamos, nos questionamos e nos alegramos sendo comunidade cristã numa realidade contemporânea.
Agradecemos a Pa. Cláudia Pacheco no apoio teológico, a candidata a obreira diaconal Sônia Hinning pelos encontros e pela companhia nas visitas ao Asilo, ao presidente da comunidade Norberto Otmar Ilgner , que nos deu força para realizarmos esse culto, e em especial a toda galera do JEDAI, que se empenhou nessa tarefa.
Gabriele Melgarejo e Marcelo Luft