Ah mais que festa! Sim, o dia 15 de abril foi o dia mais esperado pelas pessoas da Terceira Idade do Sínodo Norte Catarinense. Os convites para participação desta “festança” foram expedidos pela Pastoral do Idoso, a anfitriã do grande evento. Tudo correu muito bem. Méritos para a Equipe Organizadora da Paróquia de São Bento do Sul (SC) que se dispôs a arregaçar as mangas e trabalhar. Esse povo decorou o Centro de Eventos Promosul de forma cuidadosa e organizada. Era bonito perceber que as pessoas convidadas que vinham de perto e de longe se sentiam especiais.
A alegria estava no ar. Os abraços de quem participava do encontro denotavam um bom testemunho do que escrevo. A Comunidade da Terceira Idade estava ali para celebrar a vida com força e entusiasmo. Ainda vejo as 946 pessoas sentadas à nossa frente. Elas cantavam com muita vibração os hinos de louvor, acompanhados pelo Grupo de Trombonistas , e assim, prestavam Culto a Deus.
Os Grupos de Idosos participaram da celebração trazendo símbolos relacionados ao tema e lema da nossa IECLB (Missão de Deus – Nossa Paixão – “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia” Mateus 6.11,conforme a quarta petição da oração do Pai Nosso, segundo o Catecismo Menor de Martin Luther). Coisa linda ver o altar repleto de símbolos significativos. Eles denotavam vida abundante. A liturgia foi conduzida por um grupo de Ministras e Ministros e na prédica o Pastor Sinodal enfocou a importância do pão material e espiritual em nossas vidas.
A oferta que levantamos no decorrer da celebração foi destinada à centenária “Obra Gustavo Adolfo”. Foi uma contribuição de um bocadinho do “seu pão” em favor dos outros.
A tarde mostrou-se inesquecível com a apresentação de grupos Folclóricos; de Canto; de Dança Sênior; de Adolescentes surdos / mudos que “cantavam” com os gestos das mãos. Num dado momento a Camerata da cidade de São Bento do Sul também abrilhantou a tarde cultural proposta pela Equipe Organizadora do evento. Os aplausos efusivos dos participantes sublinhavam o quanto tudo o que foi apresentado era apreciado.
Enfim, o 6° Encontro Sinodal de Grupos de Idosos foi marcado pela bonita festa que ficará na lembrança de todos os participantes. Claro que tudo não podia acabar sem um delicioso café com cuca. Já na saída, cada pessoa recebeu um pãozinho embalado em celofane que marcou o dia. Esta “lembrancinha” foi carinhosamente ofertada pelo Núcleo da Pastoral do Idoso de Joinville. Viva a Terceira Idade!
Ministra: Valmi Ione Becker
Ministro:Roberto Luís Schulz