“A educação cristã não tem fim em si mesma, mas está ligada a missão de Deus. Ela visa a capacitar pessoas para atuar na Igreja e na sociedade, permitindo cumprir o mandamento de ser SAL e LUZ para o MUNDO.”
Teve início dias 10 e 11 de abril PP., na Comunidade São Thomé, de Independência a 1ª etapa do Curso acima citado. Participaram 63 pessoas, entre mulheres, homens e jovens, pertencentes as Paróquias do Sínodo Noroeste Riograndense.
A saudação inicial foi dirigida pelo nosso Pastor Sinodal Renato Kuntzer, agradecendo a presença de todos, pelo fato de termos aceito o convite para o curso e, além da senha diária nos remeteu a um versículo bíblico, que diz: “ Pertencemos a Deus, Ele nos chamou através do Seu nome”, certamente foi essa a razão de estarmos ali; por que Deus em sua graça, age onde nos encontramos e sempre de novo nos chama a participar, e, assim, cantamos o hino SENHOR SE TU ME CHAMAS, EU QUERO TE SEGUIR…entre outros cantos intercalados.
Nessa 1ª etapa tivemos o feliz assessoramento das palestrantes Profª Laude E. Brandenburg e Débora R. K. Conrad, de São Leopoldo e Porto Alegre, respectivamente. Elas bem souberam expor a grande responsabilidade em educar na fé cristã, auxiliando na formação e qualificação continuada. Isso, para a vivência missionária.
Após uma explanação- educando pessoas para a vivência missionária, nos entregou o crachá para colocarmos o nome e nos perguntou o que entendíamos sobre MISSÃO, com um detalhe, que junto ao crachá incluíssemos uma palavra relacionada a Missão, e que essa palavra teria que ter no mínimo três letras iguais ao próprio nome. Após passeamos pela sala conversando e observando as palavras que os/as participantes escolheram. Foram separados vários grupos para a realização de trabalhos, estudos e questionamentos, refletindo sempre na metodologia educativa de Jesus, que ajudam no processo de ensinar e aprender.
Foram coletados materiais da natureza, pátio, e esses foram incluídos em cartazes, para lembrarmos que o olhar amoroso e apaixonado de Deus para com o mundo inicia com a criação.
Os trabalhos foram apresentados em plenária e foi muito interessante a partilha de idéias que surgiram sobre vários temas propostos.
Em outro momento foram repassados o Plano de Educação Cristã Contínua ( PECC)- sua origem e aspectos centrais, entre objetivos, fundamentação teológica, nos colocando que toda experiência educativa tem em sua base uma proposta pedagógica, suas áreas temáticas e formas de atuação, assim, recebemos propostas de outros trabalhos pelo grupos formados.
O olhar de Jesus para conosco sempre foi bondade, misericórdia e compaixão, Deus nos fez à sua imagem e semelhança, não por acaso, desta maneira ninguém é mais nem menos, todos somos agraciados e transformados. Jesus revela o seu maior gesto de amor a todas as pessoas, curou doentes, ajudou os pobres, ia ao encontro das pessoas e valorizava muito as crianças. Só com amor, podemos desempenhar qualquer serviço com crianças, jovens e adultos. O amor dá sentido à vida quando ela é partilhada.
No final do curso ( 1ª etapa) todos receberam uma folha de avaliação, para respondermos.
Não dá para esquecer que as músicas tocadas e entoadas deram mais brilho a esse encontro. Estão de parabéns toda a equipe organizadora, também a monitora Lurdinha, que sempre se faz presente, colaborando e se preocupando para que relatasse algo sobre esse encontro.
Para finalizar, gostaria de colocar que nessa nossa caminhada que iniciamos, Deus certamente nos observou, olhou por nós e nos desafia a repensar o nosso jeito de viver, ouvir e ensinar.
Agradeço a todos/as, fica o convite para o próximo encontro, que acontecerá em Chiapetta, dias 10 e 11 de julho/2010.
Até lá pessoal! Abraços…
Iris Schulz Wendland
Participante e Coordenadora do Departamento do Culto Infantil.
Com. Evangélica São Paulo de Três de Maio – RS
Sínodo Noroeste Riograndense