Mais de quatrocentos membros da Comunidade de Santa Maria de Jetibá se reuniram na manhã do dia 25 de abril de 2010 para celebrar 118 anos de história da Comunidade. O dia exato do aniversário foi um dia depois, dia 26 de abril. Foi nesta data, há 118 anos atrás, em que foi celebrado o primeiro culto e inaugurado o primeiro templo evangélico-luterano na localidade.
O culto festivo teve, desta vez, a participação especial de quatro grupos musicais, todos eles da Comunidade local: Coro de Metais, Grupo Shalom (formado por pré-adocescentes e adolescentes), Grupo Ágape e Grupo Fala de Chão. A Pastora Argéli Karsburg e o Pastor Valdemar Gaede coordenaram a celebração.
A partir da leitura do salmo do dia, Salmo 23, especificamente a partir do último versículo (“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre”), a comunidade reunida foi motivada a lembrar, com gratidão, os bons sinais e exemplos de fé e de compromisso com a Casa de Deus que nossos antepassados nos deixaram. “Habitar na Casa de Deus” não é apenas “estar lá” e “assistir o que lá se passa”, mas é decisão, convicção, participação e compromisso.
Como um bom sinal de convicção, de participação, de decisão e de compromisso com a Casa de Deus foi lembrada a atuação do Coro de Trombones, que já vai completando um século de atuação na Comunidade. Também foram compartilhados dados históricos a respeito do “coreto dos trombonistas” que foi inaugurado no dia 19 de janeiro do ano de 1936 e que permanece a serviço da Comunidade até os dias de hoje, tendo já completado 74 anos de existência.
Texto: P. Valdemar Gaede
Fotos: Jair Schulz e Valdemiro Zaager