A XI Assembleia Sinodal do Sínodo Brasil Central, ocorrida de 4 a 6 de junho de 2010, em Luziânia/GO, contou com a presença de 55 pessoas, entre obreiros/as, delegados/as e outros.
Além dos assuntos ordinários pertinentes à rotina do SBC, como eleições, indicações, homologações, etc. tratou-se de outros, pontuando-se os seguintes:
1) Lema da IECLB – 2010 “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia” (Mt 6.11).
O P. Dr. Mauro Batista de Souza, assessor da Presidência da Igreja, fez uma brilhante explanação acerca do tema. Destacou, nessa primeira visita ao Sínodo Mato Grosso e ao nosso Sínodo, ter percebido que, nessas áreas, existe uma IECLB missionária.
2) Apresentação dos relatórios das Comunidades
Todas as Comunidades tiveram a oportunidade de apresentar o que efetivamente está ocorrendo em seu cotidiano. Há ricos registros, os quais podem ser compartilhados em cada uma das Comunidades, uma vez que cada representante recebeu uma cópia em CD. A sugestão é de que seja criado um momento comunitário para conhecimento das ricas vivências ilustradas a partir de muitas fotos.
3) Jardim de Lutero
Com a comemoração em 2017 dos 500 anos da Reforma Protestante, está sendo erguido em Wittenberg/Alemanha o Jardim de Lutero. Neste jardim serão plantadas árvores que representarão as diversas Igrejas da Federação Luterana Mundial (FLM). Assim, a Assembleia decidiu também pelo plantio de uma árvore no Sínodo e em cada Comunidade, como elo de ligação ao Jardim de Lutero. O sentido desta ação é cooperar para a conscientização de nossos membros e de nossa sociedade para um maior zelo da nossa natureza. O Apóstolo Paulo, em Romanos 8.22, escreve: “Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto”. Recomenda-se as Comunidades que estudem o assunto Terra, água e mudança climática.
4) Eleições
O Pastor Carlos A. Möller foi reeleito para o cargo de Pastor Sinodal. Para Vice-Pastor Sinodal foi eleito o Pastor Dalcido Gaulke atuante na Paróquia Martim Lutero em Luís Eduardo Magalhães-BA. Também houve a eleição da nova Diretoria do Conselho Sinodal, sendo eleito Harry Jorge Lausmann como presidente.
Por fim, é digno de louvor o aumento da arrecadação do Sínodo, o que certamente expressa o maior dinamismo das Comunidades e da Diretoria do Conselho Sinodal. Fica aqui o nosso agradecimento e reconhecimento pela participação fiel de cada membro em sua respectiva Comunidade.
Luziânia/GO, 6 de junho de 2010