O Conselho de Missão do Sínodo da Amazônia, grupo de pessoas escolhidas para examinar, refletir, discutir e encaminhar soluções ao Conselho Sinodal sobre a missão, reunido em fevereiro de 2007, ocupou-se com as questões pertinentes e urgentes no Sínodo. Partindo da reflexão de que a missão é a essência e o sentido do ser Igreja, olhamos os nossos desafios e os colocamos ao lado das nossas forças, instrumentos e capacidades para que a missão aconteça no Sínodo. Frente ao contexto encontrado viu-se a necessidade de estabelecer parcerias para fortalecer nossas debilidades, animar as comunidades e somar esforços na reflexão, conscientização e efetivação da IECLB como “Igreja de Jesus Cristo no País”.
O Sínodo da Amazônia vai ao encontro de outros Sínodos e estabelece parcerias. Parceria como relação de colaboração com vista à efetivação da Missão de Deus entre e através de nós. Parceria, que nasceu da fé em Jesus Cristo. Parceria de comunhão na mesma paixão que é a Missão de Deus. Viver pela nossa paixão é a essência da Igreja. Parceria implica em preparação e organização da relação. Em formular um compromisso mútuo entre parceiros definidos na busca de intercâmbio, partilha de dons e cooperação. Parceria não deve ser confundida com apadrinhamento. Exclui o pensamento paternalista. Realiza-se antes de igual para igual respeitando as diferenças entre as partes.
Com essa reflexão a Comunhão Eclesial entre os Sínodos da Amazônia e Vale do Taquari realizaram uma semana de Ação. AÇÃO de colaboração com vista à realização de um OBJETIVO objetivocomum, a 3ª Ação Sinodal do Sínodo Vale do Taquari. Tendo ela como tema, a Palavra de Deus em cada lugar também é pão nosso de cada dia. As comunidades do Vale do Taquari tiveram a oportunidade de olhar as comunidades na Amazônia. Fotos, mapas e testemunhos levaram, literalmente, as pessoas a ver, sentir e experimentar o ser Igreja de Confissão Luterana no norte.
Toda ação tem por efeito uma reação. Cremos que esses dias delinearão a caminhada parceira do Sínodo da Amazônia e o Vale do Taquari, pois, a ação realizada criou, instantaneamente, reações nas comunidades, entre os/as ministros/as no Vale e na Amazônia. A nossa ação parceira fortaleceu a consciência e a prática da solidariedade. Quebrou o isolamento, intensificou a experiência de comunhão.
Quero em nome do Sínodo da Amazônia expressar nossa profunda gratidão ao Sínodo Vale do Taquari pelo carinho, estima e respeito que fomos acolhidos/as, conduzidos/as e orientados/as na realização da nossa Parceria e Ação Sinodal. Obrigado Pastor Sinodal Marcos Bechert pela sua dedicação e testemunho de compromisso com a unidade orgânica da IECLB. Que Deus abençoe a nossa caminhada longamente.
P. Sin. Mauri Magedanz