|

Na quinta feira, 17 de junho, teve início mais uma viagem de visita pastoral às comunidades do Sínodo Brasil Central. Com um roteiro longo e uma previsão de 8 dias de viagem, partiram o Pastor Sinodal, Carlos Möller, o estagiário no sínodo, Gleidson Fritsche, e o diácono em Paracatu, Vanderlei Boldt, em direção à área norte do Sínodo Brasil Central.

O primeiro destino foi a Comunidade de Bom Jesus/PI. Chegando por volta das 12 horas do dia 18, fomos recebidos e acomodados pelos membros, Rubens e Adriana Prochnow e João Hoppe. Logo após o P. Sinodal, Carlos Möller, foi entrevistado pela rádio local.

Aproveitando a ocasião, os ouvintes foram convidados a participarem da palestra que seria proferida a partir das 19 horas na Universidade Federal do Piauí, campus de Bom Jesus. Tendo o compromisso marcado e um amplo convite realizado, às 19 horas teve início a preleção coordenada pelo P. Carlos sob o tema “Espiritualidade e auto-estima numa perspectiva Luterana”.

No dia seguinte, sábado, 19 de junho, às 8:30h. celebramos um culto com os membros das comunidades de Bom Jesus e Nova Santa Rosa. Após o culto houve reunião com o Conselho Paroquial, na qual, dentre outras coisas, foi discutida a questão da vacância na paróquia e as possíveis soluções para o fato.

Após a reunião tivemos almoço comunitário e visita ao terreno da comunidade de Bom Jesus/PI. Esta pretende iniciar a construção de seu templo e casa pastoral.

Durante a tarde deixamos a cidade de Bom Jesus/PI e partimos em direção a Nova Santa Rosa/PI. Ali pernoitamos na casa do Sr. Delton Grossmann e esposa. Oportunamente, no dia seguinte, domingo, 20 de junho, tivemos um café de serviço na casa do presidente da comunidade, Sávio Schröder e família.

Logo após partimos em direção a Balsas/MA.

Na comunidade de Balsas/MA, chegamos a tempo de ver o segundo tempo do jogo do Brasil mas, infelizmente, houve queda de energia. Sendo assim, após um breve diálogo com a obreira, Diác. Carla Abeling, nos hospedamos na casa de alguns membros da comunidade.

No dia seguinte houve encontro com alguns membros do presbitério, visita à escola Luterana do Bairro São Félix e, à tarde, participamos de uma pequena Festa de São João, organizada na Escola Luterana do Bairro Setor Industrial. Nela participaram cerca de 60 crianças carentes e seus familiares.

À noite estivemos reunidos com o presbitério da Comunidade. Na oportunidade foram expressas preocupações com a continuidade dos trabalhos nas escolas, dado o agravamento da situação financeira. Pernoitamos em Balsas/MA e, no dia seguinte, 22 de junho, saímos em direção a Guaraí/TO.

Em Guaraí/TO ficamos hospedados na casa da P. Sílvia Márcia Möbs Lahr.

À noite tivemos reunião com o presbitério. Este está animado com a continuidade dos trabalhos e planeja reativar alguns trabalhos que, momentaneamente, estão parados. Além disso, a Comunidade avalia a possibilidade da construção de um novo templo.

No dia 23, quarta-feira, partimos em direção a Palmas/TO. Ali nos encontramos com o P. Luciano Camuzi. Tivemos uma breve reunião e partimos em clima de despedida, já que o P. Luciano deixa Palmas e o Sínodo Brasil Central, sendo admitido como obreiro no Sínodo Espírito Santo a Belém.

Seguimos viagem em direção a Gurupi/TO. Ali, por problemas técnicos, tivemos que levar o carro à oficina. Felizmente não era nada complicado. À noite nos reunimos com o presbitério e discutimos questões referentes ao andamento da Pastoral da Evangelização que já rende seus primeiros frutos mas, que ainda tem muito para semear.

Após jantarmos, por volta das 23h. Partimos em direção a Brasília. De volta pra casa. Chegamos por volta das 7h do dia 24.

Foram aproximadamente 3.200 km rodados, 8 dias de viagem, visitas e reuniões. Fica a certeza de que, no Senhor, o nosso trabalho não é vão e, de que sempre de novo, somos chamados para o serviço pois, a seara é grande mas, os trabalhadores são poucos.

Que bom que Deus nos guardou e nos conduziu em mais esta viagem. Muito obrigado a todos e todas vocês que nos acolheram e auxiliaram nesse serviço em prol da causa de Cristo.

Que Deus abençoe e guarde a todos e todas nós. Amém.

Gleidson Ademir Fritsche
Estagiário no Sínodo Brasil Central
brasilcentral@luteranos.com.br