Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São João celebra culto de gratidão a Deus pelos seus 60 anos de existência.
Uma bonita celebração de agradecimento a Deus aconteceu neste domingo, dia 04 de julho, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, contando com a presença dos membros, pastores e autoridades locais. Na ocasião também foi lido um relato da história da comunidade, o qual compartilhamos a seguir:
Histórico da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São João.
Há 60 anos atrás, em algumas regiões do Rio Grande do Sul, famílias de agricultores já encontravam dificuldades para adquirir terras para seus filhos. A colonização já não era tão recente, tornando a ocupação mais intensa e elevando os preços da terra. Foi nesta época que iniciou um forte fluxo migratório em direção ao Paraná. Assim, muitas famílias saíram do Rio Grande do Sul e posteriormente de Santa Catarina rumos às novas áreas de colonização, que incluíam também o Sudoeste do Paraná. Os atrativos principais eram a terra fértil e barata, além da abundância de recursos naturais.
É esta a situação que está na origem do surgimento da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São João. No ano de 1949, quatro famílias evangélicas, de sobrenome Zimpel e Kuhn, deixaram a região de Três Passos no Rio Grande do Sul em direção a São João. È um fato talvez um tanto incomum, mas as mulheres e as crianças chegaram antes, no dia 29 de julho, pois vieram com o caminhão que trouxa parte da mudança. Esta mudança foi descarregada na localidade de Passo Liso, por causa das péssimas condições da estrada, que não permitiam que o caminhão prosseguisse. O restante do trajeto foi feito de carroça. Foram doze dias de viagem. Já os homens fizeram todo o trajeto de Três Passos a São João de carroça, trazendo os animais, as ferramentas de trabalho e os mantimentos, numa viagem que durou vinte e um dias.
Na época, no lugar onde se encontra a cidade de São João, havia mais ou menos doze casas, construídas com tábuas lascadas e cobertas com tabuinhas. Somente depois da instalação da primeira serraria, em fins de 1950, foi possível construir com tábuas serradas, especialmente de pinheiro, madeira abundante na região naqueles tempos.
Mesmo chegando em 1949, o primeiro culto aconteceu apenas no ano seguinte, precisamente no dia 02 de julho de 1950, na parte da manhã. Este culto foi realizado na casa do Sr. Ernesto Zimpel, localizada nas proximidades onde hoje está o Colégio Tancredo Neves. Além da família do Senhor. Ernesto, participaram também daquele culto as famílias de João Zimpel, Henrique Zimpel e Eduardo Kuhn. O culto foi celebrado pelo Pastor Georg Ballbach, pároco da Paróquia de Rio das Antas (SC) e que atendeu a região até o ano de 1954. a partir dos dados históricos conseguidos, não é possível afirmar que aquele dia tenha sido a primeira vez que um pastor evangélico passou por São João. Mesmo porque, na Localidade de Dois Irmãos, já residiam evangélicos naquela época e que tiveram contato com o Pastor Ballbach e que auxiliaram para que ele viesse também para cá. O que se quer destacar é que aquele culto realizado em 02 de julho de 1950 de fato foi o primeiro, pelo número de famílias envolvidas, , que teve a feição de ser o início de uma nova comunidade. Naquele mesmo culto,conforme o livro de registros, foram realizados os batizados de Anilo Kuhn (já falecido) e de Lorida Zimpel Schmidt.
Foto do primeiro culto
Ainda em relação à Comunidade de São João, o crescimento nos anos seguintes foi relativamente rápido com a chegada de mais famílias também do Rio Grande do Sul, tanto assim que a primeira igreja foi construída no ano de 1953, no lugar onde hoje se encontra a Praça do Triângulo.
Foto da festa de inauguração da primeira igreja
Gostaríamos também de compartilhar com o leitor as dificuldades que se tem para lidar com dados históricos, especialmente quando envolvem pessoas. No fundo, está-se lidando com as lembranças e com a história de muita gente. O risco de mencionar alguém e esquecer um outro é realmente muito grande. Neste sentido, quando nos lembramos do culto de dia 02 de julho de 1950, como marco do início da comunidade, também queremos, de alguma forma, estar lembrando de todos aqueles membros, pastores e lideranças que fizeram parte e se dedicaram a esta comunidade até os dias de hoje.
Hoje a Comunidade conta com 146 famílias, somando um total de 318 pessoas. Destas 146 famílias, 105 residem na zona urbana e 41 famílias na zona rural ou em outros municípios, como: Francisco Beltrão, Coronel Vivida (Vista Alegre), Saudade do Iguaçu, Rio Bonito, Chopinzinho…
Quando nos reunimos neste domingo, dia 04 de julho de 2010, para lembrarmos dos 60 anos de história desta comunidade, não queremos falar tanto dos méritos de um ou de outro, mas reconhecer que, acima de tudo, foi Deus em sua infinita misericórdia e bondade que nos conduziu até aqui.
Ao finalizar, queremos compartilhar palavras do Salmo da celebração:
“Lembrem que o SENHOR é Deus. Ele nos fez, e nós somos dele; somos o seu povo, o seu rebanho.Louvem a Deus e sejam agradecidos a ele. Pois o SENHOR é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim.
(Salmos 100. 3, 4b, 5)
Foto da celebração de 60 anos
Texto enviado pelo P. Janio Martens Alves