No Evangelho de Lucas 19.1 – 10 encontramos a história que retrata o encontro de Jesus com Zaqueu. Como cobrador de impostos, Zaqueu não era benquisto pelas pessoas na Galiléia. Uma vez, por trabalhar para os Romanos, e outra, por fazer negócios obscuros como cobrador de impostos. E é justamente este homem, que ao ouvir falar de Jesus, se coloca a caminho para vê-lo e ouvi-lo. O motivo que levou Zaqueu a querer ver Jesus desconhecemos.
Disse Jesus a ele: “- Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa”. Se Zaqueu só tinha a intenção de ver Jesus, agora, no entanto, Jesus quer lhe conhecer. Jesus quer adentrar a sua casa. E é esta visita de Jesus a casa de Zaqueu que vai mudar completamente a sua concepção em relação às pessoas, ao dinheiro e a vida, pois diz a Jesus: “- Escute, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se tenho roubado alguém, vou devolver quatro vezes mais.”
Zaqueu, tocado pela visita – carinho e atenção de Jesus – mudou radicalmente a sua concepção de vida. Portanto pergunto: Jesus também opera transformações em nossas vidas? Ele ainda hoje muda nossas concepções de vida?
Recordo muito bem de uma senhora que ficou desempregada. Ela tinha 49 anos quando perdeu o emprego. Foi uma pessoa sempre muito engajada, eficiente e aplicada no trabalho, mas devido a reestruturações internas e fechamento de setores acabou sendo despedida. Ela desabafou comigo a seguinte concepção: “- A minha vida agora está arruinada, pois com 49 anos ninguém mais vai me empregar.” Tentei ajudá-la a entender que este pensamento negativo, que aos 49 anos ninguém mais a quer para o trabalho, é uma forma sutil de aprisionar as pessoas, de acabar com a auto-estima delas, de fazê-las sentir-se um lixo. Ajudei a refletir sobre como os seus longos anos de experiência poderiam ser uma vantagem para conseguir um novo emprego. Foi aí que ela disse: “- Vou tentar ver se você tem razão. Talvez mesmo com quase 50 anos consiga um novo trabalho.”
E ela começou a enviar currículos a empresas. Não demorou muito para que uma empresa manifestasse interesse pelo seu trabalho. Após aceitar a proposta, mais duas outras empresas queriam o seu trabalho.
O que este episódio tem a ver com o encontro de Jesus com Zaqueu? Tanto Zaqueu como esta senhora só tiveram suas vidas transformadas quando se colocaram a caminho, quando não se deixaram amedrontar pelos preconceitos e conceitos excludentes da sociedade. Existem muitas pessoas, por seguirem e ouvirem o que o mercado e a mídia dizem, caem num total desânimo e descontentamento em relação à vida. Acham que são um lixo e que não tem mais valor.
Quando vamos ao encontro de Jesus e abrimos as portas do nosso lar a ele, descobrimos que temos valor. Quando aceitamos a visita de Jesus, nosso pessimismo e os preconceitos de nosso meio dão lugar ao amor e a esperança. Quando deixamos Jesus adentrar nossas vidas, procuramos mudar aquilo que está errado e que fere a quem está ao nosso lado.
Senhor Jesus, tu vês o que se oculta em nossos corações e mentes. Ajuda-nos com o teu Santo Espírito a te acolher quando queres nos visitar. Só a tua visita transforma e nos leva a atitudes de vida como a de Zaqueu. Amém.
P. Ernani.