|

Na noite da última terça-feira (3), no Centro de Eventos Rodeio 12, o Sínodo Vale do Itajaí e a Luterprev promoveram a Aula Magna do Programa de Comunidades Autossustentáveis (ProCas), que acontece no Sínodo Vale do Itajaí desde o mês de julho. O palestrante foi o secretário-geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Nestor Friedrich.

A partir do proposto, Nestor discorreu sobre as perspectivas e desafios de uma gestão sustentável das comunidades eclesiásticas. “O grande desafio, hoje, seja qual for a esfera, está na pergunta: Onde nós nos incluímos?”. Ele assinala ainda que reformar e mudar podem ser prazerosos, não apenas porque questiona procedimentos, modelos, mas acima de tudo, porque desenterram e redescobrem talentos e dons.

O ProCas está oportunizando uma gestão mais eficiente das paróquias. A partir de cada aula, aplicamos na secretaria novos métodos que trazem resultados bastante positivos. Além de nós, secretárias, também deveriam participar membros das diretorias e presbíteros”, compartilha Franciele Klann, secretária da Paróquia Bom Pastor (Brusque).

Quando propomos este curso, pensamos muito nas questões administrativas. Tanto, que convidamos os secretários-executivos das paróquias. Desta forma, estamos oferecendo algo que refletirá por muitos anos. Teremos comunidades vivas, atuantes e administrativamente eficientes”, enfatiza a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat.

O ProCAS qualifica os profissionais para gestão administrativa e social das comunidades e paróquias. Além disso, promove a interface da gestão com a missão, visão e valores da Igreja. Ao final, reflete sobre o contexto social e as práticas dessas comunidades. O curso está organizado em dois módulos com aulas alternadas, compreendendo disciplinas tanto do campo da Teologia como da Gestão, com enfoque no Terceiro Setor.

Fotos: Rubia Scheidt