O verbo “reencontrar” evoca em nós o desejo de rever as pessoas com as quais já tivemos contato. Contato este, estabelecido em épocas passadas, mas que por uma razão ou outra foi interrompido. São inúmeros, os obstáculos que desfavorecem a continuidade dos vínculos que estabelecemos ao longo da nossa vida.
Nós, que nos anos 90 participamos dos Cursos de Multiplicadores e Multiplicadoras de Diaconia, quebramos o obstáculo da preguiça, de ficar apenas na saudade, mas nos articulamos, contatamos pessoas-chaves. Engajamos-nos para que o reencontro se tornasse realidade. E foi nos dias 24 e 25 de julho que aconteceu a grande festa do reencontro. À medida que os participantes iam chegando ao Lar de Eventos Rodeio 12, com suas bagagens a tiracolo e com um grande sorriso estampado no rosto. Era hora de cumprimentar-se. Os abraços eram carregados de saudades, sublinhados pelas gargalhadas, daqueles que, depois de muitos anos afastados estavam se reencontrando. A festa prometia!
Trabalhamos o tema: Dá-nos o pão nosso de cada dia. Tema este, que permeou todo o reencontro. Num dado momento, os participantes compartilharam o quanto o Curso de Multiplicadores/as de Diaconia, fora o seu pão de cada dia, e isso, na sua vida, da sua família e da sua Comunidade. A oficina “Cargas e Descargas” baseada no Salmo 23 foi conduzida com maestria, pela P. Mayke Kegel. E as “Sete Misericórdias de Jesus”, esplanadas pela Diác. Valmi. E a Secretaria da Ação Comunitária foi apresentada pela Secretária Diác. Ingrit Vogt e pela Coordenadora da Diaconia, Diác. Leila Schwingel.
A noite de sábado, estava reservada para que pudéssemos reviver momentos do passado, afinal, relembrar é viver novamente. Um PowerPoint com fotos da época foi apresentado. Cada foto era comentada. E os comentários divertiam os presentes. Foi emocionante e alegre aquele momento.
Na avaliação do reencontro, os participantes explicitaram o desejo da continuidade da Formação Diaconal Contínua para o Voluntariado Houve um apelo unânime, para que este evento seja realizado a cada dois anos, e isso, à nível intersinodal.
Com gratidão, celebramos o culto de encerramento, contando com a participação especial da P.Sinodal Mariane Ehrat. Louvamos a Deus pelo reencontro que foi de grande valor, no sentido de trazer nova motivação, no partilhar das ações diaconais dos grupos engajados no Serviço, em suas Comunidades.
A chama do reencontro foi acesa por causa do apoio recebido dos Sínodos Centro Sul Catarinense, Norte Catarinense e Vale do Itajaí. E também da Secretaria Geral representada pela Secretaria da Ação Comunitária, da IECLB, aos quais, agradecemos de coração.
Benhour de Castro Romariz Filho
Valdenir Markus
Valmi Ione Becker