|

Currículo básico para a Educação Cristã Contínua em diálogo com as fases do desenvolvimento humano.

Quando pensamos num currículo básico para a educação cristã contínua, precisamos considerar as perguntas de fé em cada fase da vida e oportunizar o desenvolvimento das formas de vida, dos modos de expressão, das capacidades de pensar sobre e agir em resposta a fé cristã.

De acordo com o Plano de Educação Cristã Contínua – PECC, da IECLB, a Educação Cristã Contínua “auxilia no processo de desenvolvimento integral e contínuo que desperta e alimenta a fé e intervém na maneira como as pessoas vivem o dia-a-dia”.

A educação na fé não pode mais ser “um processo de transmissão de verdades reveladas, para as quais cada nova geração apenas precisa ser conduzida e em que tem que ser instruída”. A educação na fé deve ser vista “como um processo social interativo, de que uns e outros, crianças e adultos, participam” (1) e compartilham significados na construção de sentido.

Os conteúdos da fé cristã precisam ser trabalhados num processo dinâmico de interação carregado de sentido para a vida das pessoas, que precisam ser estimuladas a pensar, sentir e agir como sujeitos na construção de sua história e de sua vida de fé. Cada pessoa, independente da faixa etária, precisa compreender, apreender e contextualizar o significado dos conteúdos de fé, assimilando-os a sua vida.

Conhecer os estágios do desenvolvimento humano auxilia na escolha mais apropriada de conteúdos de fé para cada faixa etária, bem como na identificação de facilidades e dificuldades possíveis no processo de aprendizagem na fé.

A IECLB caminha na direção de construir um currículo básico de conteúdos de fé que possa orientar e instrumentalizar comunidades, paróquias, sínodos, departamentos e centros de formação. Alguns conteúdos que precisam estar presentes neste currículo são aqueles: que orientem a vivência de princípios e valores cristãos; que respondam perguntas de fé; que estejam embasados na palavra de Deus e nos documentos confessionais, em diálogo com temas da atualidade que questionam o viver cristão, para que estejamos prontos a dar a razão de nossa fé (I Pedro 3.15).

Com base neste currículo, que cada comunidade tenha uma equipe de capacitação apta a escrever seu próprio currículo. Que cada comunidade busque o que produza eficazmente certeza de fé e alegria contagiante na realidade de salvação operada por Deus em Jesus Cristo, e participação envolvente no projeto e propósito de Deus para a igreja cristã.

Marilze W. Rodrigues, Mestra em Teologia,
Professora de Fundamentos da Educação Cristã e Didática e Educação Cristã na FLT, em São Bento do Sul – SC.

(1) METTE, Norbert. Aprendendo a viver e aprendendo a crer com as crianças. In: Concilium, Petrópolis, Vol./nº264, 1996.p.121-122.