|

Domingos Martins – “Der Hern ist Mein Hirt”. A frase em linguagem alemã, que traduzida para o nosso idioma significa “O Senhor é Meu Pastor”, intitula o hino sacro entoado por músicos do Grupo Musical Martinense, na abertura do tradicional “Culto de Finados” em Campinho, sede de Domingos Martins.

A celebração que acontece anualmente entre os túmulos ornamentados do cemitério luterano, foi realizada (hoje) Dia de Finados, devido a chuva intensa, no interior da centenária capela da Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Domingos Martins,

O cemitério da cidade, onde sempre acontece o Culto de Finados, é considerado como um dos pontos turísticos de Campinho, pela beleza, colorido das flores e organização. Todos os anos, centenas de luteranos participam da celebração que neste ano aconteceu na capela.

Tradicionalmente os celebrantes permanecem sempre na parte posterior da capela luterana durante o culto e os fiéis luteranos se postam defronte. O Culto de Finados de 2010, conforme o pastor Valdeci Foester, teve de ser realizado no interior da capela devido o tempo chuvoso.

“Os fiéis não poderiam permanecer expostos ao tempo. Em virtude disso, transferimos o local da celebração. Apesar disso, o número de luteranos no culto foi satisfatório”, afirmou.

O pastor Foester, que ministrou a celebração anunciou, como acontece todos os anos, o número de sepultamentos ocorridos desde o dia 3 de novembro de 2009, inclusive com identificação de cada pessoa morta. O sino da capela luterana badalava uma vez a cada divulgação. “Neste ano foram 27 sepultados aqui”, informou.

Durante a prédica, o pastor Valdeci Foester, abordou o texto do profeta Izaías, quando fala, no capítulo 25, que “Deus acabará com a morte para sempre, assim enxugará as lágrimas de todos os rostos”.

Durante a celebração, cerca de uma hora, os instrumentistas, sob a batuta do maestro Guilherme Brickwedde, tocaram dezenas de hinos sacros, já tradicionais no Culto de Finados, como o da abertura em alemão. “O nosso repertório é vasto, mantemos a tradição”.

Totalmente florido, o cemitério de Campinho é conhecido como um dos locais mais belos da cidade, sempre recebendo turistas. Segundo o coordenador geral do cemitério, Ilmar Lampier mais de duas mil pessoas deverão visitar o ‘campo santo’ da cidade neste dia.

Fonte: Folha Vitória

Texto: Roberly Pereira