|

O Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão realizou a 44a. assembleia eletiva na manhã do dia 05 novembro, em Lages (SC). Em seguida, aconteceu o Seminário sobre Ecumenismo e Economia de Comunhão, até o dia seguinte.

Na assembleia aconteceu prestação de contas pelo tesoureiro, pastor Erwin Barg. Os participantes da assemblaia ainda avaliaram os trabalhos do CIER, programaram as ações para o ano de 2011 e encaminharam a votação para a nova Diretoria.

Foi eleito para presidente pastor Inácio Lemke e dom Oneres Marchiori, vice-presidente. Outros cargos foram ocupados por pastor Clemente João Freitag, tesoureiro; padre Raul Kestring, vice-tesoureiro; pastor Erwin Barg, secretário; Maria Stella Dellagiustina, vice-secretária. Elza di Bernardi e pastor Nelson Donald, compõem o conselho fiscal.

No fim, aconteceu o “envio” da nova diretoria através de uma celebração. O mandato será de dois anos.

Seminário

No mesmo dia, 5, vinte e cinco pessoas participaram do Seminário que tratou de Ecumenismo e Economia de Comunhão. O evento teve o objetivo de fazer conhecer a proposta da “Economia de Comunhão – EdC, numa perspectiva ecumênica, e dando continuidade à CFE 2010″.

A assessoria foi feita pelo Equipe da Economia de Comunhão, do Movimento Focolares, que tem proposto uma nova organização economica que resgate a dignidade, principalmente dos pobres, mas também dos ricos, através da caridade concreta para com e entre eles.

As empresas que aderem à “Economia de Comunhão” não são negócios sem fins lucrativos, mas concebem a própria atividade como lugar e instrumento de partilha. Já existe a rede de ais de 700 empresas ao redor do mundo, que produzem desde cabras até máquinas de alta tecnologia. Também há cooperativas agrícolas e até mesmo salões de beleza.

O padre Raul Kestring, de Blumenau, elogiou muito a proposta. Ele lembra que mudando as atitudes mudam-se os hábitos.
— De fato, a proposta da EdC, entendida e vivenciada num grupo, numa empresa, começa por renovar seus integrantes, principalmente seus líderes, proprietários. Pois seu objetivo consiste em gerar a comunhão, o amor, que, por si, vai mudando atitudes, e estas, por sua vez, vão trazendo vida nova, tanto ao empreendimento como a todos os colaboradores.

Como gesto, concreto os participantes assumiram compromissos pessoais associados à proposta dos Focolares.

fonte: CNBB Regional Sul 4