Com alegria e gratidão a Deus a Comunidade de Cerro largo dedicou seu templo no dia 28 de novembro de 2010. Graças à misericórdia de Deus e à solidariedade de muita gente, o sonho de um novo templo tornou-se realidade depois de 11 anos de construção conjunta.
A Comunidade de Cerro largo foi fundada no dia 22 de julho de 1975. No ano de 1999 iniciou o sonho de construir um novo templo. Naquela época foi construída uma churrasqueira para a realização de almoços com o objetivo de arrecadar fundos para a construção do templo. A Obra Gustavo Adolfo (OGA) com suas doações muito contribuiu para que a Comunidade de Cerro Largo pudesse tornar realidade o seu sonho.
No dia 05 de dezembro de 2004 foi lançada a pedra fundamental. Unindo forças, dedicação e fé finalmente o sonho da Comunidade se tornou real no dia 28 de novembro de 2010 quando dedicou o templo a Deus com culto festivo. Estiveram presentes autoridades políticas e religiosas e também pastoras e pastores que tiveram sua passagem pela Comunidade.
O pastor Sinodal Renato Küntzer em sua pregação de Mt 24.36-44 lembrou a comunidade da importância de ter um espaço adequado para culto e louvor a Deus. Mas a igreja não se resume num prédio, numa construção de tijolos e nem numa instituição. Igreja são as pessoas, o povo de Deus, que deve sempre estar alerta e vigilante, como enfatiza o Evangelho do primeiro domingo de advento. A comunidade cristã à luz da Palavra de Deus deve saber ler os sinais dos tempos, ter discernimento da realidade para poder dar o seu testemunho e vivenciar sinais do Reino de Deus até que o seu Senhor volte. A promessa da vinda de Jesus Cristo, o Filho de Deus, não deve ser motivo de medo e terror, mas de esperança e alegria para todos seus filhos e filhas. Como Martim Lutero, nosso reformador, afirma: “o querido último dia”. O último dia, o dia em que o Senhor voltará, não deve ser visto como “terrível”, mas “querido”, pois é motivo de alegria para todos os cristãos. A espera pelo Senhor não é passiva nem temerosa, mas alegre e engajada no serviço do Reino: “Tive fome e me deste de comer; tive sede e me deste de beber; estive nu e me vestiste…” (Mt 25. 31-46). O serviço do Reino de Deus jamais deve ser um sacrifício, mas sinal de alegria e gratidão a Deus. Os 11 anos de serviço na construção do templo não foi um sacrifício para a Comunidade de Cerro Largo, mas motivo de alegria, gratidão, louvor e dedicação pela causa do Reino.
Após o culto, foi servido o almoço no salão do Heimantland, no parque de exposições de Cerro Largo. O Grupo Etnia de concórdia, Santa Catarina abrilhantou o momento festivo com o seu repertório musical.
Pa. Guisla Eichelberger