|

Milhares foram salvos, ou escaparam da tragédia. Assistimos mais uma vez a capacidade de solidariedade das pessoas. Em certas ocasiões a força e a entrega para o salvamento vão além das capacidades humanas. Os poderes da morte criam em nós a reação pela vida, a resistência via a ação e a solidariedade.

Foto: (Folha SP- 13.01.11) O mapa facilita obter a visão da vastidão da tragédia, ao apresentar em traços a região montanhosa do Estado do Rio de Janeiro em que ocorreu a “tromba d´água”.

Centenas morreram, outros milhares perderam seus pertences e meios de sobrevivência. A dor e os sofrimentos tomaram as proporções das enxurradas e da destruição.
Resta-nos a solidariedade!!!
Foto: (Reportagem Jornal Hoje – Globo) Igreja de Nova Friburgo no sinal vermelho.

Cremos que Deus nos encontra em nosso sofrimento, em nossa fraqueza, em nossas tragédias, em nossa morte. Jesus Cristo está no mundo dando rosto ao amor de Deus. Um amor também revelado na cruz, na vitória sobre a morte. É tempo de meditação, testemunho e solidariedade!

“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança das suas mentes. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável a ele” (Rm 12.2).
.
A nossa solidariedade está estreitamente vinculada com a obra salvadora de Deus, em Cristo Jesus, com a nossa fé.
Com a solidariedade glorificamos a Deus. O nosso envolvimento a favor da dignidade humana, das vítimas de tragédias é testemunho e missão.
Ainda não conseguimos contato direto com o Pastor Adélcio Kronbauer e lideranças da Comunidade de Nova Friburgo. Até hoje às 17 h não havia sido restaurado os meios de comunicação por telefone. Já contatamos lideranças e a secretaria da Comunidade em Petrópolis. Em Teresópolis membros da IECLB formam um Ponto de Pregação, atendimento pastoral realizado a partir da Paróquia Esperança, Niterói-RJ.

O Sínodo Sudeste organizará formas de solidariedade:
O Sínodo Sudeste organizará as iniciativas de solidariedade a partir de Obreiros, representante do Presbitério e do Conselho Sinodal das Comunidades de Petrópolis, Nova Friburgo e Niterói. Os contatos e detalhes serão informados assim que esses núcleos passam a tomar corpo. Os representantes locais direta ou indiretamente atingidos pela tragédia coordenarão as atividades de solidariedade, com o acompanhamento do Sínodo Sudeste.
O Sínodo Sudeste-IECLB já foi contatado por sínodos, presidência da IECLB, Secretaria Geral da IECLB, Legião Evangélica, Koinonia RJ, lideranças e membros de comunidades. A todos agradecemos e sugerimos aguardar mais um ou dois dias para obterem respostas mais consistentes sobre a metodologia e a forma que adotaremos para essa tarefa tão urgente.
Sugerimos ainda que inicie a campanha de solidariedade. O Sínodo Sudeste disponibiliza sua conta bancária para depósitos de valores em dinheiro que possam ser convertidos em água, colchões, e outros objetos de necessidade para a sobrevivência.

Banco Itaú, agência 0057,
conta corrente: 48031-1
Sínodo Sudeste – IECLB,
CNPJ: 02511070/0001-30

Solicitamos que os depósitos sejam notificados para identificar os valores e a finalidade. Veja mais informações sobre a tragédia da região serrana fluminense