|

Temos visto inúmeros problemas que chuvas fortes tem trazido em muitos pontos do Brasil neste início de ano. Na semana que passou também Joinville foi atingida por excesso de chuva. Especialmente a região oeste da cidade foi afetada.

Os dois bairros mais atingidos (Morro do Meio e Jativoca) ficam na área de abrangência da Paróquia São Marcos, da IECLB em Joinville. O bairro Morro do Meio, em que fica a Comunidade Deus Triúno, sofreu especialmente na madrugada de sexta para sábado (22 de janeiro), em que em cerca de 15 minutos a água subiu um metro e meio atingindo casas muito rapidamente fazendo com que as pessoas não tivessem tempo para se preparar. Mesmo que ali as águas tenham logo baixado, muitas famílias no bairro perderam roupas, móveis e eletrodomésticos. Nossa Igreja também ficou alagada e a cerca em volta do terreno do templo foi derrubada pela correnteza.

Bairro Morro do Meio – Casa de Membro da Comunidade Deus Triúno, atigindida pelas cheias

Templo da Comunidade Deus Triúno, atingido pelas águas

O bairro Jativoca permanece isolado, pois lá as águas não baixaram ainda. Lá está localizada a Comunidade Amados por Cristo, onde a água não chegou, mas que permanece inacessível. O caso mais crítico é o loteamento Santa Mônica em que a água chegou a mais de um metro e meio dentro de muitas casas.

Bairro Jarivatuba – Acesso para o Templo da Comunidade Amados por Cristo, aladago

Bairro Jarivatuba – Residências e ruas alagadas

Nesta segunda-feira, o pastor sinodal Inácio Lemke, o assessor de Comunicação do Sínodo, Nivaldo Klein, e o pastor local Luiz Henrique Bollmann, estivemos conversando com pessoas e vendo a situação. Algumas famílias de nossa Igreja foram atingidas especialmente no Morro do Meio. Além disso, a Paróquia São Marcos mantém o trabalho de diaconia através do departamento da Comunidade Evangélica de Joinville. Neste trabalho, há uma Comunidade que se reúne na Igreja São Marcos todas as terças à tarde no Culto da Graça e as famílias são apoiadas em suas necessidades. Muitas destas famílias estão neste momento desalojadas.

Já estamos nos mobilizando como Paróquia na assistência aos atingidos. Temos necessidade de cestas básicas, roupas (especialmente roupa de cama e toalhas), material de limpeza, enfim, tudo que pode ajudar pessoas que perderam tudo.

Para maiores informações, os telefones da Paróquia São Marcos: (47) 3903-1814 ou 3903-1815.

Que como Igreja possamos confirmar a palavra de Provérbios 17.17: “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”.

Luiz Henrique Bollmann
Pastor Paróquia São Marcos