|

Os Comitês – Grupos de Ajuda e Monitoramento das comunidades de Petrópolis e de Nova Friburgo a partir do dia 20 de janeiro realinharam as suas atividades, adotando as seguintes diretrizes:
A supervisão geral das ações do Grupo de ajuda solidária e monitoramento.

Manter equipe para receber donativos, classificar, condicionar e preparar para distribuição. A distribuição poderá ser executada pelo próprio Grupo ou em parceria e articulação com outras entidades e instância Pública indicada.

Ações de AJUDA que viabilizem os atingidos e sobreviventes a recuperarem a capacidade de trabalho em até um ano.

MONITORAMENTO de ações públicas prometidas para as áreas atingidas. – Articular contatos e ações com as outras instituições, Igrejas e Poder Público.

Manter contato e responder aos contatos de fora da área de atuação do grupo.

Preparar pedidos de doação especifica, acompanhados de pequenos projetos que indiquem o objetivo, a área de abrangência, o orçamento e o responsável pela execução – sempre quando o valor superar aos R$ 1.000,00.

As atividades, contatos e encaminhamentos já realizados.

Foto: Grupo de Ajuda e Monitoramento em Petrópoli-RJ

Em Petrópolis: Recebimento de expressivas doações dos moradores de Petrópolis e de carga de doações da Comunidade do Rio de Janeiro. Contam com apoio de viaturas da Cidade de Petrópolis ao encaminharem doações, baseando-se nos critérios de diagnóstico de prioridade e necessidade. Suprimentos, tais como alimentos, água, roupas, colchões e brinquedos foram encaminhados para as regiões de Vale do Cuiabá; Brejal; Bonfim; Madame Machado; S José do Rio Preto; e arredores. Entregas substanciais, como medida emergenciais e sempre pontuais, contemplaram pessoas que não haviam recebido os primeiros socorros do poder público.

Via Internet interagem com os diversos contatos, veiculando apelos e informações precisas sobre o que acontece. Preparam–se para manter suprimentos para as segunda e terceira etapas da situação. Focam novas necessidades tais como panelas, móveis, fogões; e roupas para a chegada do inverno. O diagnóstico aponta para a necessidade planejar doações continuadas por muitos meses. Milhares de pessoas precisam recomeçar. As creches precisam abrir novamente suas portas e berços, Há muito por fazer nos próximos meses.

Nova Friburgo:

Foto: Grupo de Ajuda e Monitoramento em Nova Friburgo-RJ

Articularam reunião com outras entidades, na sede do Rotary Club, para partilhar informações, e experiências e definir ações conjuntas. Oportunidade em que apresentam sua diretrizes de atuação e formalizam pedido de apoio as demais entidades para uma atuação conjunta e dialogada, visando atingir os objetivos comuns.

Ajudam na distribuição de doações e suprimentos recebidos por outras entidades.

Visitaram uma creche que foi destruída. Após avaliação apresentaram propostas de ações de ajuda, para viabilizar o reinicio das atividades. Também acenaram para o apoio as famílias das crianças ali atendidas.

Receberam o representante da Aliança ACT e estabeleceram meios e agenda para refletirem sobre as formas de parceria.

Reúnem-se duas vezes por semana e mantem contatos com o Sínodo Sudeste.

Abrigaram no espaço da comunidade o ônibus da Saúde da Prefeitura Municipal.

Preparam as doações, recebidas no são comunitário, para a distribuição.

Os desafios já detectados
Não mais serão distribuídas cestas básicas e materiais de higiene e limpeza indiscriminadamente.

Iniciar visitas poimênica e diaconais às pessoas e famílias impactadas pelas perdas nos diferentes níveis, em especial as enlutadas.

Manter o foco e a transparência das ações e objetivos.

Organizar e coordenar, a médio prazo, a conversão das doações em serviços e suprimentos necessários para a reconstrução das condições dignas de moradia e de trabalho.

Preparar uma atuação nas áreas agrícolas do entorno de Nova Friburgo, particularmente na região de Salinas e de Centenário, localidades com forte vocação agrícola e que foram grandemente destruídas, quando o solo foi lixiviado, restando apenas areia. Projetos de recuperação do solo e de fixação do agricultor, viabilizando sustentabilidade da agricultura familiar.

Agradecimentos aos doadores
Agradecemos aos doadores e doadoras. Todos os contatos que comunicaram os depósitos na conta bancária serão impressos. Os valores serão contabilizados. E, conforme as diretrizes da ajuda e acompanhamento, as doações em dinheiro serão transformadas em suprimentos e ações em favor dos atendimentos às vítimas e da reconstrução das suas vidas.

Pedido de Oração:
Indicamos com fé e esperança a oração das comunidades e das pessoas em favor dos grupos de ajuda e monitoramento, os comitês, das Comunidades de Petrópolis e de Nova Friburgo. Rogamos a Deus a sua graça, o seu amparo, comunhão e cuidado para que encontrem de manhã à noite a certeza da diaconia, do amor que vence a morte, da partilha da dor que faz ressuscitar.

Podemos ampliar os nossos horizontes e incluir as milhares de vítimas das cidades de Minas Gerais e, agora, também de Santa Catarina. O nosso clamor, pela graça, tem o poder de nos aproximar daqueles e daquelas que experimentam a sombra da morte.

Guilherme Lieven, Pastor Sinodal
Sínodo Sudeste – IECLBVeja mais informações sobre a tragédia da região serrana fluminense