Entre os dias 26 a 30 de janeiro, estiveram reunidos em torno de 260 jovens para o Acampamento Repartir Juntos (ARJ) na cidade de São Borja (RS). Esse ano o tema foi “Juventudes: sua cara, seu estilo, sua turma!” seguido do Lema “O Senhor chamou Samuel, e disse ele: Eis-me aqui!” 1 Samuel 3.4, o qual foi abordado pelo P. Olmiro Ribeiro Jr. (Horizontina).
Durante esses dias, os jovens trabalharam o tema pela parte da manhã, refletindo sobre os diversos tipos de jovens que existem, dos tipos de jovens que querem que sejamos, o jovem que podemos ser. Nas reflexões o Pastor Jr. comentou sobre a juventude ser uma idade um tanto conturbada, afinal são muitas descobertas e uma fase de transição entre ser criança e adulto e essa conturbação que pode ser vista como fragilidade pelos meios de comunicação e o capitalismo para vender seus produtos, mas pode ser vista como um motivo para lutar por mudança quando ver que algo é errado, pois o jovem tem energia para isso e não é tão acomodado (o que querem que seja). As palestras sempre foram muito dinâmicas utilizando-se musicas que retratam vários estilos, anseios e que retratam também a nossa triste realidade jovem em meio a sociedade. Ainda foram usados recursos como dinâmicas e brincadeiras, dentre elas: a dinâmica em que voluntários recebem um balão com ar e um palito, elas devem ficar dentro de uma determinada área e após dado o sinal não podem sair de lá, o que acontece? As pessoas tentam furar o balão umas das outras, só que em nenhum momento da atividade foi falado isso. Houve também discussões entre grupos para pensar: O que o jovem é? E quem é jovem?
Ainda junto dessas atividades, os jovens puderam realizar duas oficinas em grande grupo, a pintura das máscaras e a oficina de tye-die (tingir as camisetas) sendo o objetivo de essas duas exercitarem a criatividade dos jovens bem como mostrar que cada pessoa tem seu estilo, sendo que nenhuma camiseta e mascara ficaria igual.
Na tarde de quinta-feira, os jovens se deslocaram até o porto de São Borja para conhecer um pouco da cidade e ver um lindo por de sol no Rio Uruguai.
Durante todos os dias, no inicio e no final das programações estudantes da Escola Superior de Teologia (EST) estiveram responsáveis por organizar as meditações, refletindo sobre o ser jovem a alegria de ser filho(a) de Deus, de sermos chamados (as) por Deus cada um com seu estilo, seu jeito e sua turma, bem como parar para pensar na sociedade em que estamos vivendo Durante duas tardes os jovens estiveram participando de oficinas para despertarem seus dons, como musica, teatro, esquetes, espiritualidade, trabalho com índios, etc. as quais apresentaram os seus resultados durante o sábado.
Ainda no sábado fora feita a avaliação do acampamento da seguinte forma: Que bom, que pena e que tal, e foram sugeridos temas para o próximo acampamento. Juntamente com a avaliação foram eleitos os jovens da comissão organizadora do próximos ARJ.
No domingo, o encerramento deu-se em forma de culto com a posse da nova comissão organizadora do ARJ, a benção foi a benção da terra, onde cada jovem teve sua testa marcada com uma cruz pintada com Terra.
Com certeza o ARJ foi um acampamento muito produtivo, que tirou o jovem um pouco do seu cotidiano, para parar e refletir um pouco sobre a sociedade e sobre ele mesmo, bem como o louvor a Deus e o estudo de sua palavra para nos fortalecer a fé.
O próximo ARJ será na cidade de Plamitos (SC – Sínodo Uruguai). Que possamos novamente nos encontrar lá!