“Quantos pães vocês tem?”
(Marcos 6.38)
O Dia Mundial de Oração – D.M.O. – é um movimento ecumênico de mulheres cristãs de todo o mundo, para observar um dia comum de oração por ano. Este movimento iniciou em 1887 e é realizado em mais de 170 países. Aproximando mulheres de várias raças, culturas e tradições, o Dia Mundial de Oração oportuniza que mulheres de todo o mundo afirmem sua fé em Jesus Cristo, compartilhando esperanças e temores, alegrias e tristezas, oportunidades e necessidades.
Este ano (2011), o Dia Mundial de Oração acontece no dia 04 de Março, com uma liturgia de culto elaborada por uma equipe ecumênica de mulheres do CHILE. Teremos oportunidade de conhecer um pouco da realidade chilena, a partir dos olhos das mulheres chilenas.
O tema é a pergunta que Jesus faz aos discípulos em Marcos 6.38: “Quantos pães vocês tem?” – Esta pergunta estende-se a todos nós, motivando-nos a repartir o que temos para que seja vivenciado novamente o milagre da multiplicação.
A figura ao lado é uma tapeçaria especial feita por uma mulher chilena de 77 anos de idade, Norma Ulloa. Ela faleceu seis meses depois da notícia de que seu bordado havia sido escolhido para ilustrar o tema do Dia Mundial de Oração. – Neste bordado ela retrata três cenas, três momentos relatados no texto de Marcos 6.30-46. Ele fala de DESCANSO, de COMPAIXÃO e de CUIDADO. A essência da proposta do Reino de Deus está no REPARTIR. Jesus ensina que o ato de repartir acontece em todas as dimensões do pão de cada dia: no repartir de tempo, de dedicação, de carinho, de cuidado, de palavra, de pão.
Você tem separado um tempo para descansar e conversar com você mesmo/a e descobrir quais são os seus “pães”, dons e carismas para oferecê-los ao serviço de sua comunidade? Quais são os “pães” que têm na comunidade para compartilhar?
Que possamos orar em comunhão com a mulheres do Chile e de todo o mundo, colocando-nos à disposição de Deus que reparte seu amor conosco, para que possamos experimentar sinais da grande partilha do Reino de Deus.