Texto sugerido para leitura: Jeremias 20.7-18
O que é um coração quebrantado? Olhando para o texto, de maneira especial o v.7, percebe-se que o texto mostra o desabafo do profeta; ele queixa-se, abre seu coração.
Qual imagem que temos de um coração quebrantado?
Eu creio que de uma pessoa ajoelhada diante de Deus. De um homem humilhado, consciente de sua fraqueza. Mostra um homem humilde, humilhado-se diante de Deus. Mostra uma mulher que perdeu o orgulho e a vaidade. Revela a vergonha de ser quem somos, caídos e afastados de Deus.
Coração quebrantado – que não é vaidoso, mas fraco e vazio de suas potencias. A graça nos revela quem é Deus.
Quando alguém está quebrado, machucado, sem direção e nos busca para pedir ajuda, temos o costume de logo dar respostas prontas. Mas tribulação faz parte da vida. Faz parte do pacote da vida.
O problema é que queremos entender Deus na perspectiva da visão influenciada pela filosofia grega. O Deus bíblico não age tanto pela razão, pela filosofia. Ele é mais passional, mais emoção, mais amor.
Como entender as palavras de Salomão que diz: “busque a casa de luto em não de festas”?
Passamos muitas aflições no mundo. Mas não é Deus quem as envia. Deus não é a causa do sofrimento, mas ele pode permitir, para que possamos passar por sofrimento e depender dele.
Deus não posta no correio do céu dificuldades e manda para o nosso endereço, com o número da nossa casa. O que temos que aprender é tirar o avental de vítima e deixar Deus falar conosco.
Em meio às dificuldades Deus nos dá a oportunidade para reescrevemos a nossa história. Como?
– toda dor que sinto Jesus também sente
– toda angústia que vivo, Jesus também vive.
– Deus está sempre conosco – Emanuel –Deus conosco.
– Deus deseja redimir a nossa história.
– Deus não quer nos vitimizar.
– Deus não se cala, mas no silêncio fala e muito. As palavras existem para aplacar a efusividade do silêncio.
Como temos dificuldades em ouvir Deus no silêncio. Agora olhe para a sua vida e veja como Deus derrama o seu coração sobre você. Ele nos ama e está sempre ao nosso, também em meio ao silêncio.
Não precisamos nos sentir inúteis. Creia em Deus e coloque-se diante dele com o coração quebrantado, Ele sempre te ouvirá.
P. Luis D. Wasserberg
Panambi – RS