|

Muitas pessoas compareceram para a celebração do Domingo de Ramos na Paróquia de Cosmópolis. O Culto foi celebrado pelo Pastor Leandro Luis da Silva na Comunidade de Artur Nogueira, às 8 horas e logo em seguida, às 9h30, na Comunidade de Cosmópolis. Na ocasião, o Pastor explicou sobre importância da data para os cristãos. Na entrada do Culto, todas as pessoas presentes ganharam um folheto com uma Litania de Ramos e um raminho de palmeira, como recordação da celebração.

O Domingo de Ramos, na Liturgia Cristã, evoca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde uma multidão o saúda com ramos de palmeira e o aclama dizendo: “Hosana! Bendito seja Aquele que vem em nome do Senhor! Bendito o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana nas maiores alturas! (Marcos 11.9b-10). Os ramos significam a vitória de Cristo e dão um tom de alegria na celebração do Domingo de Ramos. No entanto, quem acompanha Cristo também compartilha a Sua glória, ao receber como recordação um raminho. “…tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomaram ramos de palmeiras e saíram a seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!…” (João 12.12b-13a).

Nesta data, na qual festejamos o triunfo de Cristo, não podemos deixar de estarmos felizes. O cristão deve seguir feliz a Cristo.

Cristo, no Domingo de Ramos, espera isso de nós; Ele se compraz vendo a nossa alegria. A glória de Deus é a vida do homem. Essa foi a atitude de Jesus quando estava montado no jumento: se regozijava escutando os cantos, o amor que lhe mostravam. Todos estavam felizes porque seguiam a Cristo. “Trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então puseram em cima deles as suas vestes e sobre elas Jesus montou” (Lucas 21-7). “E, entrando ele em Jerusalém,

toda a cidade se alvoroçou e perguntavam: Quem é este?” (Lucas 21-10)

Acompanhemos de perto a Cristo nesta Semana Santa.

Não devemos fazê-lo como quem está sentado numa poltrona assistindo a uma novela, ou seja, como telespectador passivo. Vivamos o mistério como quem está dentro da cena. Efetivamente, estamos envolvidos; por nós se realiza a Redenção. Sigamos a Cristo, como Maria, que sofreu terrivelmente ao ver Cristo crucificado, mas se alegrou como ninguém com a sua Ressurreição. Façamos o propósito de participar com alegria profunda das

celebrações do Tríduo Pascal de nossa Paróquia:

 

Quinta-feira Santa

20h00 em Cosmópolis

Com Santa Ceia, Cerimônia do Lava-pés e desnudamento do altar

 

Sexta-Feira Santa

Culto das Trevas

8h00 em Artur Nogueira

9h30 em Cosmópolis

15h00 em Cosmópolis, replicar do Sino, em lembrança da morte de Jesus

 

Sábado de Aleluia

Culto da Luz

Culto da Família

20h00 em Cosmópolis

Com introdução do Círio Pascal no Altar

 

Domingo de Páscoa

Culto da Ressurreição

8h00 em Artur Nogueira

9h30 em Cosmópolis

Com Santa Ceia