|

Na manhã de 24 de maio, estiveram reunidas 135 pessoas engajadas na Pastoral da Pessoa Idosa no Núcleo Jaraguá do Sul – Sínodo Norte Catarinense. O Seminário teve como local as dependências da Paróquia Apóstolo Paulo, em Jaraguá do Sul/SC.

A temática do Seminário foi “O que importa saber quando trabalhamos com a pessoa idosa”. A Diácona Valmi Ione Becker foi a assessora. Em sua abordagem, mencionou da importância em se manter boa comunicação diante de pessoas idosas. Tanto a comunicação verbal como visual precisa ser clara.

Outro destaque mencionado pela assessora foi a valorização daquilo que a pessoa idosa representa. Isso pode ser feito inclusive através de músicas, dinâmicas ou brincadeiras. Nesse sentido, é importante que se busque a inclusão também de pessoas com necessidades diferenciadas.

A Diácona ainda mencionou da importância do uso da Bíblia nos encontros. Igualmente o enfoque da vida como um processo continuado – sem rupturas abruptas entre presente, passado e futuro – foi enfatizado. “Preparar-se para a morte é ter vivido a vida com dignidade”, afirma Valmi.

A coordenadora sinodal da Pastoral do Idoso, senhora Regina Feustel, agradece a todas as pessoas que dispuseram seu tempo para participar desse Seminário.