|

No dia 22 de maio, na Comunidade Tatutiba 1, na Paróquia Ev. de Itoupava Central (Blumenau), foi realizado o 6° Encontro de Grupos Musicais do Sínodo Vale do Itajaí. Com a participação de 134 integrantes entre músicos e cantores, 9 Grupos Musicais de Blumenau e Pomerode compartilharam suas melodias numa celebração festiva. Membros da comunidade local e de outras comunidades, incluindo algumas lideranças, prestigiaram o evento e apreciaram o resultado deste investimento na área musical que está acontecendo nas comunidades.

O pastor sinodal Breno Carlos Willrich destacou a presença de crianças e jovens nos grupos musicais, uma indicação da importância em se investir na musicalização infantil. Outro destaque foi a participação do conjunto instrumental da Escola Barão do Rio Branco, da Rede Sinodal de Educação na IECLB, um sinal do potencial de benefício mútuo que existe na integração entre a Escola e as comunidades no Sínodo.

Para 2012 já está sendo programado outro Encontro de Grupos Musicais. Que as comunidades continuem investindo na música, pois nela Deus nos concede um instrumento precioso para expressar nosso louvor e fortalecer a nossa comunhão e espiritualidade.

Reflexão:
Imagine você receber um presente muito valioso, uma obra de arte, criada por um artista famoso e muito importante. Você certamente o acolheria com entusiasmo e alegria, agradeceria infinitamente a pessoa que lhe presenteou, e cuidaria do presente com zelo. Assim também se entende a música na vida e adoração do povo de Deus. A música é criação e dádiva de Deus. É uma obra de arte ofertada a nós por este magnífico artista, nosso Deus Criador.

Em gratidão ao belo presente que recebemos, utilizamos a música em louvor a Deus e na proclamação do Evangelho. A música é, assim, ao mesmo tempo, instrumento de testemunho e proclamação das maravilhas de Deus. Por exemplo, quando o povo de Israel foi liberto da escravidão no Egito, testemunhando a destruição do exército do Faraó, sua resposta foi cantar em louvor a Deus (Ex 15.1-21). Ou ainda, depois da instituição a Santa Ceia, o canto foi uma expressão de gratidão por aquele momento tão especial de comunhão entre Jesus e seus discípulos (Mt 26.30). Da mesma forma, ainda hoje nas comunidades cristãs canta-se para recordar com alegria e agradecer a ação de Deus em nossas vidas. Através de versos musicais e poesias as pessoas proclamam o amor e a misericórdia de Deus. O canto é uma resposta de gratidão ao agir de Deus em nossas vidas. A gratidão expressa na música é uma confissão da comunidade que reconhece que seu passado, seu presente, e seu futuro estão nas mãos de Deus. Assim, melodias entoadas em momentos de angústia e aflição, pedindo por socorro e salvação, anunciam a fidelidade de Deus.

Considerando justamente o cenário contemporâneo, fica a pergunta ‘como incentivar o canto na comunidade cristã’? A palavra chave é investir. O presbitério com o apoio da comunidade deve investir em música de boa qualidade nos cultos. Investir em pessoas que possam servir como lideranças na área de música. Incentivar crianças, jovens e até mesmo adultos a aprenderem a tocar instrumentos e dar-lhes oportunidade para participarem nos cultos, independente do nível de aprendizagem.

Finalmente, ressaltamos que, assim como o dinheiro investido rende juros, o Encontro de Grupos Musicais visa aumentar a qualidade musical nas comunidades. Para tanto, além de proporcionar um espaço de valorização do trabalho já realizado nas comunidades, contamos com a orientação da professora de música Cristiane Holetz Weingärtner que ensinou aos grupos novas músicas, bem como técnicas de interpretação.

“Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua misericórdia, e, durante as noites, a tua fidelidade” Sl 92.1-2

P. Ms. Alexander Roberto Busch
Pastor-orientador do Conselho de Música e Liturgia do Sínodo Vale do Itajaí