A reunião do Conselho da Igreja (CI), que ocorreu com a participação da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB, realizada nos dias 17 e 18 de junho, na sede nacional da IECLB, em Porto Alegre/RS, iniciou com um momento especial: o culto de instalação da Comissão Jurídico Doutrinária (CJD), celebrado na capela da Igreja da Reconciliação – Paróquia Matriz.
A abertura ficou a cargo do representante do Sínodo Sudeste no CI, Almiro Wilbert, que convidou os presentes a cantarem o hino 116, que diz nas suas estrofes A presença do Senhor é consolo, é resplendor. A meditação teve base em Hebreus 4-9 e foi seguida do hino 85 Vem, Espírito divino. Lea Stange de Oliveira, representante do Sínodo Vale do Itajaí no CI, pediu uma oração para a nova CJD e todos cantaram o hino 367 Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra.
Na sequência, o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, instalou a equipe da Comissão Jurídico Doutrinária, formada por:
Titulares Ministros:
P. Marcos Butzke (Sínodo Vale do Itajaí) e Pa. Carmen Siegle (Sínodo Rio dos Sinos)
Suplentes Ministros:
Cat. Valeria Bock (Sínodo Rio dos Sinos) e Diác. Ione Georg Pedde (Sínodo Rio dos Sinos)
Titulares graduados em Direito:
Loreno Weissheimer (Sínodo Centro-Sul Catarinense) e Ralf Kirchheim (Sínodo Vale do Taquari)
Suplentes graduados em Direito:
Jamenson Schneider (Sínodo Rio dos Sinos) e Silvio Saul Müller (Sínodo Centro-Sul Catarinense)
Titular Vogal:
Osmar Lausmann (Sínodo Brasil Central)
Suplente Vogal:
Carlos Hinkel (Sínodo Rio dos Sinos)
O Pastor Presidente discorreu sobre as incumbências da CJD “[…] A disciplina e a doutrina, também na IECLB, são frutos do próprio Evangelho. Assim, são obra de Deus e, por consequência, a nossa tarefa. Se Deus não é de confusão e sim de paz (1Co 14.33), também o conjunto de normas da IECLB sempre deve servir à manutenção ou ao restabelecimento da paz entre irmãos e irmãs de igual valor e unidos em um ministério público comum e apenas funcionalmente diferenciado […]” e perguntou aos eleitos “Vocês querem exercer o vosso mandato como membros da Comissão Jurídico Doutrinária Nacional de acordo com a palavra de Deus, obedientes ao nosso Senhor Jesus Cristo e em observância à ordem vigente em nossa Igreja”, ao que todos responderam “Sim, com o auxílio de Deus”. “Assim eu vos declaro instalados na Comissão Jurídico Doutrinária Nacional. Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes. Que tudo o que vocês fizerem seja feito com amor (1Co 16.13-14). Que vocês sejam um instrumento de cuidado e bênção para a nossa Igreja”, finalizou o P. Nestor Friedrich, com o canto 383 do HPD, que inicia A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma. O testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples.
O P. Erni Drehmer, Secretário do Ministério com Ordenação, lembrou os falecimentos ocorridos no último semestre, compartilhou a nossa solidariedade com os familiares e encerrou com a palavra bíblica Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá (João 11.25-26).
O hino Dá-nos esperança e paz encerrou a celebração.
Letícia Montanet
Jornalista
Leia também:
Funcionamento integrado e harmônico das instâncias da IECLB
Reativação da Secretaria da Missão