|

No dia 25 de julho é festejado, especialmente na região sul do Brasil, o Dia do Colono e do Motorista.
A data escolhida foi em homenagem ao dia da vinda da primeira leva de imigrantes alemães que chegaram a São Leopoldo (RS), no dia 25.07.1824 e foram instaladas na Feitora Imperial do Linho e Cânhamo.
A grande maioria dos membros da IECLB são descendentes dos imigrantes alemães que chegaram ao Brasil.
Os imigrantes alemães sempre se preocuparam em logo ter uma escola para seus filhos e uma comunidade para conviveram entre si e foram fundando comunidades evangélicas e também católicas onde foram residir.
Em 1819, o lmpério Brasileiro, sabendo que a população total girava em 3.600.000 habitantes e apenas uns 943.000 brancos, achou por bem incentivar a imigração européia, especialmente alemã, para “branquear” a nação brasileira.
O Governo Brasileiro também se ressentia da produção insuficiente de alimentos, inclusive para o seu exército, e vislumbrava o aumento desta produção com a vinda de colonos alemães. E até hoje, os descendentes dos imigrantes continuam, em sua maioria, nas lidas agrícolas, produzindo alimentos, etc.
No inicio do século XIX também haviam muitas pessoas com dificuldades de trabalho na Alemanha, em razão de industrialização crescente, as máquinas vindo a substituir a mão-de obra. Assim muitas famílias alemãs vieram ao Brasil, para ter sua própria terra, produzir nela e melhorar suas condições de vida e de seus familiares. Muitas das promessas feitas (Igrejas, Escolas e casas construídas, etc.) não se confirmaram quando aportaram em nosso País.
Vale ressaltar que nas regiões com grande numero de descendentes de imigrantes alemães e também italianos, etc. são as mais desenvolvidas no Brasil, com muita produção agrícola, industrial, etc.
Acreditamos que para o Brasil foi fundamental a vinda da emigração européia desde o século XIX, para o seu desenvolvimento.
A vinda de imigrantes alemães, a partir da segunda metade do século XIX, foi mais em razão da extinção da Servidão (Feudalismo) na Alemanha, com grande contingente de pessoas sem emprego.
Armindo João Schmidt
Membro da Paróquia Ferraz e vice-tesoureiro da Diretoria Sinodal