Atendendo ao convite do Sínodo da Amazônia, dirigido ao Sínodo Norte Catarinense, o Pastor Sinodal Inácio Lemke, a Vice-Secretária do Conselho Sinodal Sra. Renilda Tribess e Hilário Tribess, estiveram em Rondônia de 18 a 25 de julho. O convite está relacionado à parceria entre os dois Sínodos, aprovado na 10ª Assembléia Sinodal em Canoinhas.
Um antigo desejo se transformou em realidade: após 20 anos rever as Comunidades e Paróquias, iniciadas nos anos 80 na Região Central de Rondônia. Durante quase doze anos coordenei projetos realizados em equipes pastorais ecumênicas, equipes de saúde popular e equipes de orientação na agricultura e florestal. O reencontro com pessoas antigas e jovens foi muito emocionante. Conviver uma semana com lideranças luteranas engajadas e destacadas na Igreja e na sociedade. Hoje é inimaginável a região sem a presença luterana. Foram sementes lançadas no passado e cultivadas com muita perseverança e coragem no presente.
O auge da nossa convivência nesta passagem pelo Sinodo da Amazônia aconteceu na participação do 5° Acampamento da Família, 22 a 24 de julho. Onde aproximadamente mil pessoas se reuniram e celebraram com muita criatividade a espiritualidade luterana na Amazônia. Lembro que todo Sinodo soma em torno de 8.000 batizados. Neste Encontro, pessoas de todas as idades acamparam numa chácara de lazer, no município de Espigão D’Oeste, de sexta-feira à tarde até domingo ao meio dia. Algumas delegações se deslocaram mais de 800 km para representar suas Comunidades. O tema do Encontro foi: Paz na Criação de Deus Esperança e Compromisso. O tema foi conduzido pelo Pastor Presidente, P. Nestor Fridrich, que se fez presente durante os três dias. Presente também estava o Presidente do Conselho da Igreja, Sr. Otávio Schüler e o Pastor Sinodal do Sinodo Vale do Taquari, P. Marcos Becher.
Paz na Criação de Deus foi o desafio de não produzir lixo neste encontro. E nos deram uma lição respeitosa, pois todas as pessoas trouxeram seus pratos, copos e talheres. Compromisso: Zero descartáveis! E funcionou. Parabéns às lideranças, Ministros e Ministras pela coragem e exemplos práticos motivadores que nos deixaram.
Quero lembra ainda o valor irrisório da inscrição: R$ 5,00 por pessoa, com direito à alimentação para os três dias. Havia muita fartura e toda alimentação era produção regional e doação das Comunidades. Concluo afirmando: nesta parceria só podemos aprender. No retorno, sentimos nosso coração pulsar em harmonia com irmãos e irmãs da Amazônia.
P. Sin. Inácio Lemke