O Instituto Luterano de Educação do Parecis – ILEP – é uma escola da Rede Sinodal de Educação, com 15 anos de existência. Ela está localizada no município de Campo Novo do Parecis/MT. É a única escola da Rede Sinodal em todo o centro-oeste do país!
Mensalmente reunimos as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental até o 5º ano, por turma, para uma meditação. No mês de agosto conversamos sobre a convivência entre os diferentes.
Em roda, cantamos uma canção na qual cada criança dizia o seu nome. Em seguida, após as perguntas que iam sendo feitas, as crianças deveriam sinalizar com o gesto indicado quem gosta de fazer o que estava sendo sugerido (comer chuchu, dormir tarde…) ou quem é como estava sendo dito (tem cabelos curtos, tem olhos claros, é menina, tem irmãos, é educado, acorda de bom humor…). Através destas dinâmicas percebemos que cada pessoa é diferente – única – e, por isso, tem diferenças: físicas, de temperamento, racial, de sexo, de experiências de vida, de contexto familiar… Lembramos que não há ninguém no mundo com a mesma digital que a nossa!
As crianças observaram o cartaz da IECLB em 2011 para a Semana da Pessoa com Deficiência, cujo mote diz: “normal é ser diferente”. Perceberam que, ainda que as pessoas do cartaz (bonequinhos) são diferentes, ao juntarem mãos e pés forma-se um coração entre elas, sinalizando que o amor é capaz de unir, apesar das diferenças. Isto porque não há ninguém com maior ou menor valor. Todos fomos criados à imagem e semelhança de Deus, que nos concedeu dignidade; a todos ele alcança com seu amor e a todos capacita para amar.
Com as crianças maiores lembramos a tristeza e o sofrimento provocados por situações de guerra, de racismo ou de discriminação entre os sexos. Concluímos que nossas diferenças não deveriam nos separar ou ser motivo de discriminação e conflito violento entre nós; antes, nossas diferenças precisam ser colocadas a serviço uns dos outros e de toda a criação. Lembramos de situações perto e longe onde isto acontece como, por exemplo, na sala de aula, onde um colega entende mais desta ou daquela matéria e há uma troca de saberes e um exercício constante de auxílio mútuo. Não é bom brincar sozinho(a)! – as crianças disseram. Atendendo nosso pedido, elas abraçaram o próprio corpo e expressaram que é bem melhor abraçar alguém e ser abraçado por alguém. Incentivadas a isso, as crianças abraçaram com carinho os(as) colegas que estavam ao lado!
A partir do testemunho bíblico conforme Marcos 2.1-12, no qual um grupo de amigos uniu esforços para conduzir um dentre eles, que não podia andar, até Jesus, na confiança de que ele poderia curá-lo, lembramos que ora somos apoiados, ora apoiamos alguém. Fizemos esse exercício com uma rede, num momento muito alegre e descontraído!
Na oração, ao final da meditação, agradecemos a Deus porque ele nos fez diferentes; agradecemos a Deus porque nossas diferenças podem fazer a diferença na vida de quem convive conosco.
Bom que Deus nos fez assim!
Nas fotos, meditação com a turma do 3º ano do ILEP.
Pa. Scheila dos Santos Dreher
Fotos: Profa. Elisabete Rena