No 10º Domingo após Pentecostes a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Buritis celebrou seu ultimo culto no templo de madeira. Este será retirado para que a edificação do novo templo possa ser concluída até o dia 30 de outubro para quando está marcada a sua dedicação ao Serviço do Senhor da Igreja.
O Evangelho do domingo, Mateus 16. 13-20 foi de extremo significado para a Comunidade. A partir da afirmação de Pedro: “O Senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.”, lhe é expresso: “sobre esta pedra construirei a minha Igreja.” A Igreja de Cristo foi construída por pessoas como Pedro. Prometeu obediência e fidelidade a Jesus e no momento da aflição, da prisão do Senhor ele negou (Mt 26. 69ss.) a sua relação como o mesmo.
A Comunidade de Buritis em 2007, quando da visita do Conselho de Missão do Sínodo da Amazônia designada pelo Conselho Sinodal para fazer o planejamento estratégico missionário e no futuro designar um ministro para a região, encontrou o templo fechado. Sequer uma pessoa para receber a comissão. Contudo, como sinal de confiança, no dia seguinte, diversas visitas foram realizadas na cidade e no interior para ouvir as demandas das 20 famílias que integravam a Comunidade. A comissão recomendou ao designador; “A IECLB chegou atrasada pelo menos em dez anos em Buritis, mas, encontramos pessoas que querem edificar a Igreja na região e devemos apoiar.” Assim, iniciou a construção de uma, modesta, casa ministerial e em agosto de 2009 era instalado o 1º ministro da IECLB residente na cidade.
Em fim, no “Domingo das chaves”, inicio da semana em que nos lembramos das Pessoas Portadoras de deficiência, a comunidade fechou pela ultima vez o seu templo velho e levou paramentos, elementos litúrgicos e o que estava guardado na Pedra Fundamental para o novo templo. Cristo promete construir comunidade, construir Igreja a partir de alguém como Pedro, “Homem Santo e pecador, ao mesmo tempo.” Com deficiências visíveis ou invisíveis, Cristo confia em nós. E promete não se afastar, não nos deixar sozinhos, mesmo em meio as nossas deficiências. Graças ao amor de Deus. Graças a sua infinita bondade e misericórdia a Comunidade de Buritis é um testemunho de perseverança e ânimo para o ser Igreja Evangélica de Confissão Luterana na Amazônia.