O Encontro de Famílias de Pessoas com Deficiência que foi promovido pelo Departamento Sinodal de Diaconia do SNC, aconteceu no dia 22 de outubro, nas dependências da Comunidade Luterana de Barra Velha (SC).
A psicóloga Fabiana Langer foi nossa assessora. Na oportunidade ela trabalhou conosco o tema: “Burnout – esgotamento psíquico”. Será que conseguimos detectar o momento em que o estresse nos atinge? Como lidamos com ele? Foi com tais perguntas que a psicóloga Fabiana nos introduziu no assunto. Ela fez isso com boas dinâmicas para interagir com os pais e familiares das Pessoas com Deficiência. Desta forma, muitas as dúvidas foram esclarecidas; muitas experiências foram compartilhadas.
Num dado momento, fomos desafiados a responder perguntas do tipo: – Do que você gosta de fazer e faz? – Do que gosta e não faz? – Do que você não gosta de fazer e faz? – Do que não gosta e não faz? A grande maioria dos presentes do encontro teve dificuldades para responder à ultima pergunta. Concluímos que, na maioria das vezes, fazemos as coisas contra a nossa vontade e é justamente esta atitude que pode provocar o esgotamento psíquico-Burnout em nós. Sejamos mais sinceros conosco mesmos – recomendou a psicóloga.
Durante o tempo em que os pais assistiram à palestra, os seus filhos e filhas com deficiência foram acompanhados por uma equipe de voluntárias e pela talentosa professora de Artes, Sheila Katina Huhn que encantou a todos com sua “contação de histórias”; com seu jeito espontâneo de ser.
Ali estavam pessoas que têm dificuldades e anseios comuns. Sim, o Encontro de Famílias promoveu o fortalecimento da fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, através das devocionais e da comunhão entre os participantes. Encontrar-se faz bem; alegra a alma e renova a nossa esperança. Foi assim que os participantes descreveram o “estar juntos” daquele belo dia; dia oportunizado pelo Sínodo Norte Catarinense em parceria com a Paróquia de Piçarras.