A Comunidade Caminhos da Fé, pertencente a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana dos Migrantes, em Cacoal-RO, testemunhou o Culto de Ordenação e instalação do Ministro Timóteo Seixas dos Santos, que aconteceu no dia 23 de Outubro de 2011, tendo início às dezenove horas, oficiado pela Pastora 2ª Vice Presidente da IECLB, Pa Silvia Genz, e pelo Pastor Sinodal do Sínodo da Amazônia, P. Mauri Magedanz, com o auxílio da Vice Pastora Sinodal, Pa Vera L. E. Prediger, do P. Reneu Prediger e da Diácona Lovani Lilge. Os auxiliares da Ordenação foram o P. Jeferson Rusch e Clarice Boeck, secretária da Comunidade Caminhos da Fé, e da instalação o Sr. Martin Ninke, Presidente da Paróquia dos Migrantes, e também Clarisse Boeck.
Gaúcho, natural da cidade de Pelotas-RS, proveniente da Comunidade São João de Pelotas, onde começou a servir a Deus através da música, como pregador leigo da Palavra de Deus, e liderando grupos de jovens, Timóteo ingressou no ano de 2003 na então Escola Superior de Teologia – EST, em São Leopoldo-RS, atualmente denominada Faculdades EST. Timóteo realizou seu estágio em Ituporanga – SC no período de Janeiro a Julho de 2006 sob a mentoria do P. Dirceu Griggio, e seu PPHMP (Período Prático de Habilitação ao Ministério Pastoral) na Comunidade Evangélica Scharlau, em São Leopoldo – RS, no período de agosto de 2008 a Janeiro de 2010, sob a mentoria do P. Ario Arndt.
O Ministro Timóteo é casado com a Pastora Débora Daiane Beyer dos Santos e ambos estão exercendo o ministério pastoral na Paróquia dos Migrantes em Cacoal-RO.
Ter a graça de apresentar-se ao chamado de Deus para servir, proclamar e testemunhar Jesus Cristo, é motivo de gratidão, pois, isso só possível por que Deus nos proporcionou tudo o que é necessário para chegarmos a sua presença. O ministro é alguém escolhido entre as demais pessoas batizadas da comunidade como instrumento de Deus. Toda pessoa batizada tem como compromisso ser dedicado a Deus. Timóteo foi separado para uma função especial de levar, viver e testemunhar a mensagem e a revelação de Jesus e não coisas inventadas por humanos. Sendo isto lhe conferido com a ordenação.
O ministério pastoral na Paróquia dos Migrantes e, bem como, na maioria das paróquias no Sínodo da Amazônia requer ocupação quase que total do tempo na realização de atividades. Contudo, ocupar-se com todo o serviço é necessário (Marta), mas, não podem prejudicar a melhor parte, aquela que ninguém pode tomar, que é diariamente voltar-se, inclinar-se a Deus em oração (Maria).
Ministro Timóteo Seixas dos Santos seja bem vindo e um abençoado serviço ministerial entre nós.