Com a reestruturação da IECLB, esta se tornou uma ´Igreja de Sínodos´. E a palavra ´sinodo´ significa ´união de comunidades que querem seguir juntas no mesmo caminho´. Desde a sua fundação, em 11 de outubro de 1997, o Sínodo Sul-Rio-Grandense teve a preocupação de animar as suas comunidades e paróquias a caminhar juntas. Há inúmeras iniciativas que apontam nesta direção.
Um dos elementos que coopera para tal é a Agenda Sinodal. Ela é impressa e distribuída há 15 anos e em 2007 passou a ser o ´Vade-mécum Luterano´, conhecido em toda a IECLB como agenda da Gráfica Otto Kuhr. Pelo 6º. Ano consecutivo, o ´Vade-mécum Luterano´ vem se firmando como o ´Vai Comigo´ (este é o significado de ´vade-mécum´) não apenas de ministros e lideranças, mas também de membros da IECLB. Portanto, a agenda passou a ser uma companhia permanente e bem-vinda.
Em 2012, além das senhas do AT e NT bem como as palavras de sabedoria para cada dia do ano, a agenda contem os textos bíblicos indicados para mensagem e leituras, conforme o prevê o calendário eclesiástico. Também há meditações sobre as partes do Credo Apostólico, escritas por ministros/as da IECLB. Já nas 72 páginas, exclusivas do Sínodo, além de dados de presbíteros, ministros, comunidades e paróquias, programação 2012 em nível sinodal, destino das ofertas na IECLB. As páginas exclusivas também tem meditações sobre os lemas dos meses e plano de leitura bíblica 2012 e um breve comentário do Pastor Presidente da IECLB sobre o tema e lema da IECLB 2012.
Como o Sínodo ainda não possui os recursos financeiros necessários para atender a todos os compromissos financeiros, busca-se apoio financeiro junto de membros, empresas e instituições ligadas à IECLB. Desde a edição da 1ª. agenda sinodal o casal Albino e Elza Neumann – Conservas Neumann de Morro Redondo (foto) apoiam financeiramente a agenda. A partir de 2007, com a adoção da Agenda ´Vade-mécum Luterano´, bem mais completa, outras empresas e instituições também participam financeiramente da impressão das 1200 agendas: – CAPA – Núcleo Pelotas, – Krolow – Macroatacado, – Postos Dom Joaquim e Sinaleira, – CRESOL, – Rádio União FM, – SICREDI, – Transportes Rutz, – Bergmann – Máquinas e – Grupo Einhardt.
Na sede sinodal, a secretária Marly K. Reichow (foto) faz uso da agenda e não é diferente de Norte ao Sul de nosso Sínodo, na Paróquia Sertão Santana com a Pa. Janaína W. Stahlhöfer (foto) e na Paróquia Rio Grande com o P. Rubem Bonato (foto). Eles, assim como demais colegas, presbíteros/as e membros não dispensam o seu uso. Desde que o Sínodo adotou a agenda ´Vade-mécum Luterano´, a Paróquia Rio Grande passou a ser a paróquia que adquire o maior número de agendas.
Divulgação: Sínodo Sul-Rio-Grandense