|

Pois Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.

No último dia da reunião da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB com os Pastores Sinodais, realizada na Pousada Betânia, em Curitiba/PR, de 13 a 16 de março, a meditação foi conduzida pelo P. Dietmar Teske, com base em João 3.14-21, acompanhada dos hinos 326 e 432.

A capacitação dos Pastores Sinodais para o uso do Portal Luteranos foi a principal atividade do dia 16 de março. A proposta foi mostrar como inserir uma notícia, bem como as fotos relacionadas e eventuais arquivos anexados para download. O Pastor Sinodal do Sínodo Planalto Rio-Grandense, P. João Willig, foi escolhido para fazer a experiência “ao vivo”, acompanhado com atenção pelo grupo. O ensaio foi muito produtivo e estabeleceu o primeiro passo para que Sínodos, Paróquias, Comunidades, Pontos de Pregação e instâncias nacionais postem os seus conteúdos. Esta foi uma experiência piloto e os acessos serão liberados gradualmente, conforme a estrutura de cada Sínodo, portanto, neste momento, os conteúdos continuam sendo enviados para o Portal para efeito de publicação.

 “O Portal Luteranos é um espaço para falar sobre a missão e sobre o que nos une para cumprir melhor essa missão. É espaço para mostrar as multiformes expressões de fé, comunhão, servir e celebrar. É meio, possibilidade, oportunidade e construção constante, tecida por muitas mãos”, foram as palavras do Coordenador Eclesiástico do Portal Luteranos, P. Dr. Rolf Schünemann, e da Assessora do Presidente, Cerise Pahl.

Na sequência, a Presidência e os Pastores Sinodais se ocuparam com vários encaminhamentos, entre eles a realização do próximo Encontro Nacional de Ministros e Ministras, que será realizado entre os dias 15 e 17 de outubro de 2013, em Curitiba.

O cântico ´Em tuas mãos, ó Senhor, sempre estamos´ encerrou o último dia do encontro, que, na avaliação geral, foi muito positivo. “Vamos continuar construindo esta relação direta, esta bonita caminhada conjunta”, convidou o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, que pediu que Deus abençoasse a todos e auxiliasse na edificação de relações de confiança e no cuidado com a missão, lembrando, ainda, deste período especial, a Quaresma, que é de cruz, mas também de gratidão pela Comunidade jovem – Igreja viva. “Em tuas mãos, colocamos a nossa vida”, enfatizou.

 

Abaixo, leia a Carta Pastoral elaborada sobre o encontro

Presidência
IECLB nº 207580/12

Reunidos em Curitiba nos dias 13 a 16 de março de 2012, a Presidência e os Pastores Sinodais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB estudou o Tema do Ano, Comunidade Jovem – Igreja Viva. Inspirando-nos no Lema bíblico – Antes que eu te formasse no ventre, te conheci (Jr 1.5), e com o apoio de assessoria qualificada, buscamos entender quem é o jovem de hoje. Também ouvimos relatos positivos impactantes sobre comunidades da IECLB que experimentam comunhão viva, alegre e contagiante, com participação de todas as gerações.
Motivados pelo que ouvimos e compartilhamos nesse estudo, nós nos dirigimos às comunidades com uma mensagem de ânimo e de orientação pastoral.
Lembramos que, ao longo da história da IECLB, a ação organizada da juventude tem tido participação marcante no testemunho da nossa igreja. Reconhecemos que também hoje há uma diversidade de atividades com jovens na igreja. Além dos tradicionais grupos de juventude evangélica, há jovens envolvidos na educação cristã, nas equipes de música, no cuidado a idosos, na visitação a enfermos, na evangelização, no voluntariado, no envolvimento de movimentos ecológicos. A presença e a atuação jovem crescente e marcante ainda acontecem através dos pastorados escolares nas escolas da Rede Sinodal, além do trabalho nas escolas públicas, com atuação comprometida de professoras e professores. Portanto, há um protagonismo de jovens evangélico-luteranos que presenteia as nossas comunidades com criatividade, coragem e ousadia.
Não podemos desconhecer o enorme desafio que é para nossas comunidades o expressivo número de jovens que estão afastados da vida comunitária e expostos à realidade marcada pela violência, fenômeno que abrange todas as gerações. Ainda assim, o reconhecimento da participação ativa e do protagonismo jovem na história da nossa igreja é um convite às comunidades para que valorizem a presença jovem e seu potencial. É bem isso que se quer com o Tema do Ano de 2012. Esse Tema veio para fortalecer as experiências positivas da presença e ação de jovens. Busca-se presença ainda maior de jovens na vida comunitária, pois acreditamos que, ao entendermos o jovem e ao reconhecermos seu lugar e seu papel na missão de Deus, a vida em comunidade vai aproximar gerações. Fará com que comunidades se renovem constantemente. Promoverá a vivacidade característica dos jovens.
Dentre as inúmeras inciativas que poderão brotar à medida que o Tema do Ano for estudado nas comunidades, entendemos que duas são particularmente oportunas. Primeiro, recomendamos que as comunidades perguntem aos jovens como avaliam a vida comunitária, o lugar dos jovens; quais as suas sugestões em relação à igreja. Segundo, conclamamos todas as comunidades a assumirem o compromisso de facilitar a concretização de uma ação inovadora com jovens neste ano.
Diante da nossa tarefa primordial de conduzir pastoralmente nossa igreja, reafirmamos a confiança no potencial da geração jovem, bem como sua contribuição na edificação de comunidades jovens, formadoras de uma IECLB viva. Vamos valorizar a presença jovem nesta igreja, seu protagonismo, o despertamento da sua vocação, à semelhança de Jeremias, que, em seu contexto e em meios às suas perguntas existenciais, respondeu ao chamado de Deus.

Curitiba, 16 de março de 2012
Presidência e Pastores Sinodais da
IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
 

Leia também

Reunião da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB com os Pastores Sinodais – I

Reunião da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB com os Pastores Sinodais – II

Reunião da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB com os Pastores Sinodais – III