|

Neste fim de semana, nos dias 18 e 19 de maio, acontece o 2º módulo do curso “Multiplicadores de Diaconia” do Sínodo Vale do Itajaí. A Escola Barão do Rio Branco sediará o evento, que inicia na sexta-feira, às 19 horas, com duração de três horas. No dia seguinte inicia às 8 horas e segue até as 17 horas. A temática deste módulo abordará a edificação de comunidades em centros urbanos.

O objetivo deste curso é promover a construção de comunidades diaconais, que se ocupam em acolher e cuidar de todas as pessoas em situação de sofrimento, exclusão e vulnerabilidade. Como resposta à sua vivência de fé em Jesus Cristo, vivenciar o Evangelho nas suas ações cotidianas, em comunidade e sociedade.

“Estamos proporcionando aos participantes trocas de experiências, vivências e momentos onde exercitam a coordenação de atividades relacionadas aos temas trabalhados. O grupo teve um bom entrosamento e ajudou nas discussões em plenária”, relatou a coordenadora sinodal do Conselho de Diaconia, diácona Simone Engel Voigt.

Diaconia
O primeiro módulo aconteceu nos dias 20 e 21 de abril e conceituou a Diaconia, a partir da ótica bíblico-teológica, relacionando-a com as vivências familiares, comunitárias e sociais. Além disso, foi possível identificar a diferença entre Diaconia e Assistência Social.

A primeira parte ainda pode promover o aprendizado na técnica de elaboração e gestão de projetos diaconais como uma ferramenta importante na implantação de ações. Além disso, sensibilizou e capacitou para o acolhimento e inclusão de pessoas com deficiência e conceituou os diferentes tipos de violência de Gênero e sua relação no cuidado diaconal.

Metodologia
O programa foi dividido em seis módulos, uma vez por mês, totalizando 60 horas/aula. As temáticas abordadas serão: “Planejamento e elaboração de projetos diaconais”; “Diaconia e a inclusão de pessoas com deficiência”; “Gênero, conceituação e contextualização bíblico-teológica” e “Visitação e apresentação dos projetos”.

O curso é oferecido pelo Conselho Sinodal de Diaconia do Sínodo Vale do Itajaí e tem o apoio da Secretaria de Ação Comunitária da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Ao final, os participantes receberão certificado de curso de extensão reconhecido pelo Ministério da Educação.