|

“As vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo” (2 Co. 6.10).

Inicialmente os presbíteros fizeram a leitura do texto que segue e dialogaram sobre o mesmo:


“Em ambos os setores, no espiritual e no temporal, (embora eles não sejam considerados como tais) as maiores obras do mundo são continuamente realizadas pelos cristãos. Entre essas obras estão:
• A destruição do reino do diabo, a redenção das vidas, a conversão dos corações, a vitória e a preservação da paz entre países e povos, a ajuda, a proteção e a salvação em todo tipo de flagelos e necessidades.
“Em primeiro lugar, os cristãos têm o Evangelho, o Batismo e a Santa Ceia, por meio dos quais convertem as pessoas, arrebatam as almas do diabo, arrancam-nas da morte e as levam para o céu. Com esses também consolam, fortalecem e preservam as pobres consciências entristecidas e perturbadas pelo diabo e por outros.
Eles são capazes de ensinar e instruir pessoas em todos os estados e de ajudá-los a viver de forma cristã e bem-aventurada. Todas essas são obras que reis, príncipes, todos os poderosos e ricos, todos os eruditos e sábios do mundo são incapazes de fazer e de comprar com toda a sua riqueza. Pois nenhum deles pode consolar e fortalecer uma consciência oprimida e entristecida pelo pecado. Tampouco podem instruir corretamente uma pessoa como chegar a Cristo e viver diante de Deus…
Em segundo lugar, os cristãos têm a oração. Por meio dela os cristãos obtém para si e para os outros tudo o que pedem de Deus, inclusive coisas materiais. Essa é, igualmente, uma das maiores obras que realizam para ajudar a preservar o mundo, mesmo se não fizessem nada além disso. (Lutero).
Como o calor estava muito intenso, resolvemos fazer a nossa reunião na garagem da nova casa pastoral que está sendo construída. Estavam todos muito alegres, pois há um tempo atrás a casa era apenas um sonho que se almejava, mas que parecia ser impossível de ser concretizar. E temos a esperança de concretizar a obra nos próximos meses, graças ao apoio financeiro da OGA, GAW, Parceria de Ronnenberg, Sínodo da Amazônia e IECLB, claro, com a colaboração da própria comunidade.
Todos os assuntos da pauta foram trabalhados com alegria e com humor. Estamos alegres com a participação de muitas famílias na vida da comunidade. Estamos alegres, pois apesar de termos dificuldades financeiras, estamos unidos, firmes, cheios de Esperança e de expectativas porque somos movidos pela fé em Jesus Cristo!
Frisamos em especial a participação dos jovens também no Presbitério. A Jovem Thaís, secretária, participou do intercâmbio na Suécia num período de três meses. Thaís falou um pouco sobre esta experiência. A jovem Débora participará do evento Criatitude, no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 21 de Junho de 2012.
Falamos também da visita dos jovens de Ronnenberg entre os dias 18 de julho a 12 de agosto.
Assim, com a graça de Deus, abastecidos com a Palavra e os Sacramentos seguimos firmes, alegres e confiantes em Jesus Cristo!