|

Na semana do meio ambiente os jovens da Paróquia Caminho da Fé elaboraram o Projeto Cidade Limpa, que em parceria com a Paróquia N. Senhora da Penha (Igreja Católica) trataram da conscientização da população de Alta Floresta D’Oeste acerca do meio ambiente. Anexo ao projeto Cidade Limpa foi apresentado à Secretaria Municipal de Agricultura e meio ambiente outro projeto para colocação de lixeiras seletivas na cidade, que ainda não possui. Contamos com a colaboração de muitos jovens no seguinte plano de ação:
02/06 – Palestra sobre Agroecologia – No dia 02 de junho, no centro luterano de Alta Floresta D’Oeste, aconteceu a palestra sobre Agroecologia, uma parceria com o Projeto de Agroecologia do Sínodo da Amazônia e a Paróquia Caminho da Fé. Coordenada pela Diaconisa e engenheira agrônoma Roseli Magedanz, o tema abordou uma agricultura sustentável e trouxe testemunhos de pessoas que já trabalham com o projeto.
05/06 – Blitz educativa – No dia 05 de junho, dia mundial do meio ambiente, os jovens participaram de uma blitz educativa buscando conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente. Esta ação conjunta contou com a participação dos jovens da Paróquia Caminho da Fé, Prefeitura Municipal de Alta Floresta, através da SEMED – Secretaria Municipal de Educação, e SEMAGRI – Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sedam, Idaron, Emater, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental, Acadêmicos do Curso de Biologia, GEAV, Ibama – através da Brigada do Prevfogo, estagiários do curso de gestão ambiental e Grupo Cassol. (veja http://www.altaflorestadoeste.ro.gov.br/portal1/municipio/noticia.asp?iIdMun=100111001&iIdNoticia=240889).
07/06 – Blitz e ação prática – No dia 07 de junho os jovens da Paróquia Caminho da fé em conjunto com a Paróquia N. Senhora da Penha e a Polícia Militar Ambiental, realizaram mais uma Blitz educativa sobre o tema lixo e suas consequências. Porém, esta blitz aconteceu numa dinâmica diferente. Enquanto a ocorria na avenida principal da cidade, alguns jovens faziam o trabalho de panfletagem e conscientização da população e outros foram recolhendo o lixo em toda a Avenida Brasil e Praça Castelo Branco.
Foi surpreendente ver todo o desempenho da Juventude nesses dias, principalmente no dia 07/06 (feriado) onde realmente todos pegaram com a mão na massa, ou melhor, no lixo, num dia de muito frio para o contexto rondoniense. Parabéns a todos/as que se envolveram e participaram. Cremos que toda esta ação faz parte de um cuidado especial que temos com a criação de Deus, a qual nos foi confiada (Gênesis 1.28-30).