|

Desde a origem da IECLB, a educação é componente essencial da sua missão. No caso particular da educação cristã, ela vem sendo discutida intensamente nos últimos trinta anos em diferentes fóruns, como podemos constatar a seguir.

Em 1973, houve uma profunda reflexão sobre o ensino confirmatório. Decorrente desta reflexão foi realizada uma Consulta sobre Educação Cristã e Ensino Confirmatório, que resultou na aprovação em Concílio de uma moção para implementação do Catecumenato Permanente (1974). Na década de 80, o Departamento de Educação e o Departamento de Catequese realizaram duas consultas sobre Educação Cristã. Em 1990, como resultado dessas consultas, foi aprovado, por parte do Conselho Diretor da IECLB (CD), o documento intitulado Diretrizes de uma Política Educacional da IECLB. Outro marco importante para a educação cristã na IECLB é a aprovação em Concílio Geral do Ministério Compartilhado (1994), enfatizando o sacerdócio geral de todos os crentes. Tal sacerdócio pressupõe a educação cristã contínua de todas as pessoas batizadas.

Em 1996, o CD aprovou a criação do Fórum Permanente de Educação e Formação. O Fórum sofreu uma reestruturação em 1998, passando a ser denominado Comissão de Formação e Educação. Essa comissão promoveu a realização de consultas nacionais, que resultaram em um novo documento sobre educação na IECLB, denominado Diretrizes da Política Educacional da IECLB, aprovado pelo conselho da Igreja na reunião de 21 e 22 de novembro de 2003, e que substitui o documento aprovado pelo CD em 1990.

Em 2003, o Departamento de Catequese organizou o Fórum Nacional de Ensino Confirmatório, no qual renovou-se o desafio de “planejar uma Política de Formação Cristã Continuada, à luz do batismo, para toda a IECLB.” A partir de então, ocorreram alguns encaminhamentos: constituição de um Grupo Coordenador de Educação Cristã Contínua (2005); planejamento e realização de três seminários nacionais de ECC (Outubro de 2005; maio de 2006 e outubro de 2007); constituição do Departamento de Educação Cristã da IECLB – DEC (2006); maior integração entre o DEC e a Coordenação de Diaconia; decisão de elaborar um programa de educação cristã.

Ainda outros eventos ocuparam-se com a questão da educação cristã. Em 2005, a Presidência da IECLB promoveu o Fórum Nacional de Avaliação de Reestruturação da IECLB, que fez recomendações relacionadas à formação na IECLB.

Em 2006, foi realizado o Fórum Nacional de Missão da IECLB, onde se fez uma avaliação do PAMI 2000 – 2007. Essa avaliação deu início a um processo de planejamento do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI 2008 – 2012), que estabeleceu a educação cristã, ao lado da comunicação e da sustentabilidade, como seus eixos transversais.

O XXV Concílio da Igreja em Panambi (2006) deu total apoio à caminhada conjunta que os sínodos e Secretaria Geral/Departamento de Educação Cristã estão trilhando com vistas à construção do programa de educação cristã para todas as fases da vida, a partir do Batismo.

Observando o processo narrado, constata-se que a educação cristã exige constante atenção por parte da igreja, e que, em diferentes épocas e contextos, houve iniciativas com vistas a rever e dar maior ênfase às ações de educação cristã. E é dentro desse processo histórico que ocorreram, recentemente, três seminários nacionais de educação cristã contínua na IECLB. Os seminários contaram com a participação da Secretaria de Formação, do Departamento do Educação Cristã, da Coordenação de Diaconia, de representantes sinodais e de instituições de ensino superior. O resultado desses três seminários é a elaboração do Plano de Educação Cristã Contínua. Portanto, o PECC é fruto de uma reflexão conjunta, de construção coletiva. O PECC – como fruto desse processo coletivo – está inserido nessa história de constante renovação e procura de uma melhor articulação da educação cristã na IECLB.