HPD 214 – Quem só em Deus, o Pai, confia
O autor de letra e melodia do hino Quem só em Deus, o Pai, confia e nele espera sempre fiel foi o poeta e compositor Georg Neumark. O próprio autor o chamou de Trostlied (hino de consolo) e o ligou ao Salmo 55,22: Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado. O hino anima-nos a confiar no Deus Todo-poderoso e, mesmo em dor e aflição, sermos pacientes e conformados. O apóstolo Pedro recomenda: Lançai sobre ELE toda a vossa ansiedade, porque ELE tem cuidado de vós.(I.Pedro 5,7)
Georg Neumark (*1621, +1681) nascido em Langensalza, Turíngia, foi educado nos Ginásios em Schleusingen e Gotha. Do último ele recebeu o seu certificado de conclusão em setembro de 1641. Depois ele deixou Gotha, junto com vários comerciantes, que foram para a Feira de São Miguel em Leipzig. Ele então se juntou a um grupo similar que ia de Leipzig para Lübeck, e planejou dali proceder a Königsberg, onde queria se matricular na universidade. Depois de atravessar Magdeburgo, eles foram atacados por bandidos na região de Gardelegen, que roubaram de Neumark tudo que ele teve consigo, exceto o seu livro de orações e um pouco dinheiro que havia costurado nas suas roupas. Ele voltou a Magdeburgo, mas ali não pôde achar um trabalho, nem em Lüneburg, Winsen, ou Hamburgo, para onde, em seguida, foi mandado pelos amigos. No fim ele chegou ainda até Kiel. Mas ali, dia após dia se passou sem uma perspectiva de emprego. Certa noite fria em novembro ele estava parado a beira mar, olhando as ondas e pensou: – Só um pulo, e todo o sofrimento termina! Mas, na mesma hora se lembrou duma palavra aprendida na sua juventude: Do seu santo céu o Deus Eterno responde e, com o seu grande poder, ele o torna vitorioso (Salmo 20,6). Ele se tranqüiliza. Consolado olha para o futuro, e faz a experiência de que tudo começou a melhorar. Encontra em Kiel um amigo em Nicolaus Becker, um conterrâneo da Turíngia, que na época era o pastor principal em Kiel. Aconteceu que no fim do mês o tutor da família do juiz Stephan Henning caiu em desgraça e fugiu de Kiel. Por recomendação do P. Becker, Neumark recebeu este emprego de professor particular. Este fim súbito das ansiedades dele foi o motivo para (em 1641) escrever tanto letra, quanto melodia do hino Wer nur den lieben Gott lässt walten (= HPD nº 214): Quem só em Deus, o Pai, confia e nele espera sempre fiel.
Este hino Georg Neumark publicou na primeira parte de sua coleção Fortgepflantzer musikalisch-poetischer Lustwald (Jena, 1657). Ali apresenta não somente o texto, mas logo uma melodia com baixo contínuo e um prelúdio para dois violinos e baixo contínuo. No decorrer dos tempos o hino foi aceito em vários outros hinários evangélicos e, na segunda metade do séc. 20, também em hinários católicos.
Grandes mestres usaram a melodia de Neumark para obras musicais: pex. uma composição de Georg Philipp Telemanns (1681-1767), e varias Cantatas de Johann Sebastian Bach (1685–1750). A melodia também passou a ser usada para outros hinos, como p.ex. HPD nº 157 Por sua paternal bondade cuja letra é de Philipp Friedrich Hiller (1699-1769).
Fontes: www.liederlexikon.de e www.wikipedia.de